ASSINE
search button

Nasa apresenta primavera psicodélica e fluorescente no oceano Atlântico

A primavera chega ao oceano Atlântico trazendo um incrível efeito psicodélico

Compartilhar

NASA apresenta a primavera no oceano Atlântico em todo o seu esplendor. As imagens, recebidas através do satélite Aqua em 27 de março, mostram o florescimento do fitoplâncton fluorescente.

Essas microalgas são a base da alimentação em qualquer ambiente marítimo e sustenta uma vasta gama de animais, desde baleias até camarões, caracóis e medusas.

Por necessitar de luz solar para viver e crescer, a maioria do fitoplâncton flutua na superfície do oceano e cria uma variedade surpreendente de coloração verde-azulada, se observada de cima.

O autor dessas coloridas e impressionantes imagens foi um espectroradiômetro de resolução moderada (MODIS, na sigla em inglês), um instrumento que a agência aeroespacial dos Estados Unidos lançou à órbita terrestre a bordo do satélite Terra em 1999, e a bordo do satélite Aqua três anos depois.

O satélite Aqua está programado para passar de Sul a Norte sobre o equador do nosso planeta durante a tarde, enquanto o satélite Terra percorre nosso planeta de Norte a Sul pela manhã.

Os satélites diariamente gravam vistas da superfície da Terra e recolhem dados sobre oceanos e camadas baixas da atmosfera.

>> Sputnik