Jornal do Brasil

Sábado, 23 de Junho de 2018 Fundado em 1891

Ciência e Tecnologia

Pesquisadores encontram pinturas de Neandertal na Espanha

Jornal do Brasil

Um estudo publicado na revista "Science" concluiu que pinturas feitas por Neandertais, ancestrais dos homens, em algumas cavernas na Espanha, muda o curso da história, pois até então acreditava-se que fora o Homo sapiens o "primeiro pintor". Para determinar a data das pinturas, foi utilizado urânio.

Descobriu-se que os relevos na caverna são datadas de 64 mil anos atrás - ou seja 20 mil anos antes da existência do Homo sapiens - comprovando que tal espécie não poderia ter sido influenciada pelo homem a criar desenhos. Com isso, leva-se a crer que os Neandertais tinham capacidade de simbologia - habilidade cognitiva exclusiva do Homo sapiens. 

Os desenhos são compostos por figuras vermelhas e pretas de animais, assim como sinais geométricos, e foram encontrados em três grutas espanholas, "La Pasiega" em Cantábria, "Maltravieso" em Estremadura e "Ardales" em Andaluzia. Aproximadamente um mês atrás, estudiosos descobriram o fóssil humano mais antigo da história, de 50 mil anos atrás, em uma caverna em Israel. 

O episódio demonstra que a imigração para a África aconteceu antes do estimado, mas também apresenta novas diferenças entre os Neandertais e o homem. 



Tags: ciência, homo sapiens, pesquisa, pesquisadores, pintura, science

Compartilhe: