Organização Europeia quer transportar antimatéria em caminhões

Estudos contribuirão para compreender radiatividade

A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), localizada na Suíça, está estudando o transporte de antimatéria - que se deteriora em contato com a matéria convencional.

As informações foram publicadas na revista científica Nature, nesta quarta-feira (21). De acordo com o veículo, os cientistas do Cern aprenderam a controlar a antimatéria e testarão a mobilidade da mesma em uma van.

"A antimatéria foi estudada isoladamente por muitos anos, mas agora que está dominada o suficiente será usada como investigação para a matéria", disse Alexandre Obertelli, físico da Universidade Técnica de Darmstadt, na Alemanha.

Segundo os cientistas, o objetivo com a experiência é estudar o comportamento de núcleos radioativos, para se obter um maior entendimento sobre os processos fundamentais dentro de um núcleo atômico. Entretanto, a antimatéria não pode ser encontrada na Terra de maneira "natural".

A "fábrica de antimatéria" utilizada por eles faz antiprótons batendo um feixe de próton em uma haste de metal, e então desacelera as antipartículas para serem usadas em experimentos.

Para o teste com a van, eles planejam utilizar campos magnéticos e elétricos para prender uma nuvem de antiprótons no vácuo e então levar a "armadilha" para dentro de uma van e dirigir por alguns metros, até um local próximo, também de experimentos, conhecido como ISOLDE.