Jornal do Brasil

Domingo, 20 de Maio de 2018 Fundado em 1891

Ciência e Tecnologia

Pesquisa identifica primeira orca capaz de imitar palavras

Animal conseguiu copiar termos como "olá", "tchau" e "framboesa"

Jornal do Brasil

Uma orca adestrada em um parque aquático na França se tornou a primeira de sua espécie a conseguir copiar palavras humanas como "olá" e "tchau", em inglês.

Chamada "Wikie", a orca fêmea recebeu um treinamento especial para conseguir "falar" copiando sua adestradora. E, segundo a Royal Society of London (RSL), o animal é capaz de pronunciar ao menos sete palavras.

Além de "olá" e "tchau", Wikie pode "falar" o nome "Amy", contar de um a três e, por fim, a palavra "framboesa". O aprendizado e o treinamento integram uma pesquisa da Universidade de St.

Andrews, na Escócia, que busca entender a comunicação dos animais entre si.

De acordo com os pesquisadores, além dos humanos, as orcas são um dos poucos animais que têm a capacidade de reproduzir novos sons que ouvem de outros bichos.

"Em mamíferos, isso é muito raro. Humanos obviamente são bons nisso. Curiosamente, os outros mamíferos que fazem isso bem são marinhos", explicou Josep Call, um dos responsáveis pelo estudo.

Os golfinhos e as baleias belugas são outros mamíferos com capacidade de copiar sons que aprendem de outros bichos.

Pássaros como papagaios e alguns corvos possuem a mesma habilidade.

Conhecidas como "baleias assassinas", as orcas são os maiores golfinhos do mundo e um dos grandes predadores dos oceanos.



Tags: ciencia, frança, internacional, orca, treinamento

Compartilhe: