Astrônomos podem ter encontrado 'nova casa' para humanidade

Segundo planeta mais próximo ao nosso Sistema Solar orbita uma estrela vermelha anã inativa

Uma equipe internacional de astrônomos descobriu um planeta que tem o mesmo tamanho que a Terra, localizado a 11 anos-luz do nosso Sistema Solar. O planeta, batizado de Ross 128 b, é o segundo mais próximo dos descobertos até o momento, que orbita uma estrela vermelha anã inativa, condição que aumenta a probabilidade de o planeta ser habitável, informa o Observatório Europeu Austral (ESO).

O planeta foi detectado com ajuda do caçador de planetas HARPS (High Accuracy Radial velocity Planet Searcher), de alta precisão em velocidade radial do ESO e instalado no Observatório La Silla de Chile.

SO achou na Constelação Virgo novo exoplaneta Ross128b, com tamanho semelhante ao da Terra e a 11 anos-luz do nosso Sistema Solar. Pode abrigar vida?

"Este descobrimento é baseado em mais de uma década de monitoramento intenso do HARPS junto com técnicas de redução de dados e de análise de última geração", explica Nicola Astudillo-Defru, um dos coautores da publicação que descreve os resultados do trabalho dos astrônomos.

Pode ter água em estado líquido

A equipe descobriu que Ross 128 b está 20 vezes mais perto da sua estrela do que a Terra está do Sol. Apesar da proximidade, recebe apenas 1,9 vez mais radiação do que a Terra, enquanto sua temperatura se encontra entre —60° e 20° C, graças à natureza fraca e fria de sua estrela, cuja temperatura superficial é, aproximadamente, a metade da do Sol.

Nessa conexão, os investigadores indicam que o Ross 128b possui condições favoráveis para surgimento de vida. No entanto, não há certeza total quanto a esse assunto e também não está claro se o planeta se encontra fora ou dentro da zona habitável, ou seja, onde pode existir água em estado líquido na superfície de planetas.

>> Sputnik