Em busca de extraterrestres: multimilionário planeja enviar nave a lua de Saturno

O multimilionário russo Yuri Milner planeja lançar a primeira missão espacial privada na história do país. O seu objetivo será encontrar vida extraterrestre em Encélado, um satélite de Saturno.

Durante seu discurso na conferência "Uma Nova Era Espacial", o magnata e filantropo russo não mencionou o custo do projeto, mas sublinhou que a expedição poderia tornar-se realidade daqui a relativamente pouco tempo e será mais econômica que uma missão da Nasa.

Segundo Milner, Encélado foi eleito como objetivo depois de os astrofísicos terem detectado estranhos sinais provenientes deste corpo celeste.

"Realmente, encontramos algo que não esperávamos: sinais de radio de objetos misteriosos", disse ele.

A sonda espacial Cassini descobriu que Encélado tem as condições necessárias para abrigar vida no seu interior. Nos últimos 12 anos a sonda viajou várias vezes em torno do satélite e descobriu gêiseres que apareceram na superfície através das fendas no gelo que cobre esse satélite. De acordo com os cientistas, isso pode significar que Encélado tem um oceano debaixo da sua superfície.

A Nasa planeja lançar sua própria expedição ao satélite de Saturno até 2022-2025. A sonda receberá o nome de SELFI e terá como objetivo determinar a composição química do oceano subglacial de Encélado, bem como sua profundidade e temperatura.

>> Sputnik