ASSINE
search button

Simpósio debate transtornos da compulsão alimentar

Compartilhar

O transtorno da compulsão alimentar é uma alteração frequente entre pessoas que tentam perder peso. Vários estudos estão avaliando os potenciais benefícios da estimulação cerebral no controle da compulsão alimentar. O tema será amplamente debatido no SIDOM – Simpósio de Diabetes, Obesidade e Metabolismo, que será realizado nos dias 6 e 7 de outubro, no Hotel Windsor Barra, realizado pela PUC-Rio- Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Segundo o endocrinologista Walmir Coutinho, Diretor do Departamento de Medicina da PUC-Rio e um dos coordenadores do Simpósio, "a  Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é uma nova forma de tratamento que se utiliza de pulsos eletromagnéticos repetidos para o tratamento de diversos transtornos comportamentais e neurológicos".

O uso da EMT no Brasil foi aprovado em 2008, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para o tratamento da depressão. Em outros países já é aprovada para outros transtornos como dor neuropática, transtorno bipolar e esquizofrenia 

Algumas pesquisas sugerem que a EMT também pode ser útil para o tratamento de transtornos compulsivos, como Bulimia Nervosa (BN), compulsão alimentar, dependência química e transtorno obsessivo-compulsivo.

No SIDOM 2017 - coordenado pelos endocrinologistas Walmir Coutinho e Alexander Benchimol - serão abordados este e outros recentes avanços no tratamento da compulsão alimentar.