ASSINE
search button

Senai: Alunos de Niterói e São Gonçalo vão disputar fase estadual da Olimpíada do Conhecimento

Compartilhar

Quinze estudantes dos cursos profissionalizantes das unidades do Senai de Niterói e de São Gonçalo disputam na próxima semana, uma vaga entre os melhores alunos técnicos do Rio de Janeiro. Os jovens disputarão entre 21 e 25 de agosto, a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento – maior evento de educação profissional da América Latina que reúne mais de 800 alunos de todo o Estado.

Eles foram selecionados após vencerem a etapa escolar, onde foram desafiados a mostrar habilidades e conhecimentos e executar tarefas dentro de prazos e padrões de qualidade e produtividade exigidos pela indústria.

Para alcançar o objetivo, os alunos têm encarado uma rotina intensa de treinamentos. São dez horas de atividades diárias que seguem as mesmas dificuldades que serão encontradas nas provas durante a etapa estadual. “Os jovens têm que cumprir as tarefas descritas na prova prática com maior precisão e no tempo estabelecido, além disso também são avaliadas a postura profissional, organização e limpeza do ambiente, disse a coordenadora da Educação Profissional do Senai São Gonçalo, Tereza Cristina Lessa Brum.

De acordo com Tereza, os cursos do Senai preparam os jovens para o mercado de trabalho. E, a participação na Olimpíada do Conhecimento é mais um diferencial no currículo. “Eles são desafiados a realizar tarefas baseadas em situações reais que enfrentariam no dia a dia das indústrias”, acrescentou.

Aluno do curso técnico TI – Soluções de Software para Negócios, Wendel Correia, escolheu essa área porque percebeu que o mercado é abrangente. “Entrar para o Senai mudou minha vida, me apaixonei por programação. A oportunidade e experiência em competir na Olimpíada do Conhecimento é um desafio diário para melhorar meu aprendizado e saber do que sou capaz, superar limites”, destacou.

Já Gustavo dos Santos Souza, aluno do curso Montador de Estruturas Metálicas,  comentou que participar da competição é uma forma de buscar mais conhecimento. “Um grande passo na construção da minha vida profissional”, enfatizou.

O desempenho dos competidores estabelece o padrão de excelência das práticas das ocupações e também serve para avaliar a formação técnica oferecida pelo Senai. Esses indicadores mostram o grau de domínio dos técnicos das novas tendências tecnológicas utilizadas pelo setor produtivo e mudanças nos perfis profissionais, além de orientar a atualização dos currículos nas escolas.