ASSINE
search button

'Le Monde': O escândalo dos ovos contaminados que afeta a Europa

Suíça, Alemanha, Suécia, Reino Unido, França, Bélgica e Holanda são atingidos

Compartilhar

Matéria publicada nesta terça-feira (8) pelo Le Monde explica o escândalo de ovos contaminados com fipronil que atinge vários países europeus. 

O diário francês afirma que depois da Suíça, Alemanha, Suécia e Reino Unido, a França, foi afetada por neste caso que teve origem na Bélgica e na Holanda.

Monde informa que milhares de galinhas foram sacrificadas e descreve que a crise começou quando o organismo responsável pela segurança alimentar e sanitária da Holanda lançou na semana passada um alerta baseado na suspeita de contaminação de ovos com fipronil, um pesticida utilizado para eliminar parasitas das galinhas. Os índices da substância encontrados nos animais de 180 avícolas eram bem superiores aos limites da regulamentação sanitária europeia. 

O periódico afirma que por conta da descoberta, cerca de 300 mil galinhas contaminadas já foram abatidas e os criadores holandeses cogitam sacrificar mais de um milhão de aves. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, consumido pelo homem em grande quantidade o fipronil é considerado “moderadamente tóxico”, mas se ingerido em doses muitos elevadas, pode afetar o sistema renal ou o sistema linfático. 

> > Le Monde