ASSINE
search button

Ambiente celebra avanço do Projeto Água do Rio das Flores com plantio de muda nº 100 mil

Compartilhar

Com o plantio da árvore de número cem mil no município de Valença, no Sul Fluminense, a Secretaria de Estado do Ambiente celebrou, nesta sexta-feira (4/8), o avanço do Projeto Água de Rio das Flores, em uma cerimônia na Fazenda Santo Antônio do Paiol da Pequena Obra da Divina Providência. A iniciativa visa preservar a mata ciliar do principal manancial de abastecimento público de Valença e prevê o plantio de um milhão de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica na Bacia Hidrográfica de Rio das Flores em área correspondente a 610 hectares.

A cerimônia também marcou a conclusão da implantação da primeira fase do Projeto Água do Rio das Flores nessa mesma fazenda. Até o momento, já foi realizada a restauração florestal de 81,2 hectares em nascentes e matas ciliares, totalizando cerca de 135.279 mudas plantadas nas seguintes propriedades:

Fazenda Santo Antonio do Paiol: 10 ha

AABB (Associação Atlética Banco do Brasil): 1,5 ha

Fazenda Ronco D'Água: 30,0 ha

Fazenda Da Vista Alegre: 3,0 ha

Sítio Terras Altas: 20,0 ha

Sítio Triângulo: 7,6 ha

Sítio Das Furnas: 5,6 ha

Sítio Santana: 2,5 ha

Sítio Vista Alegre: 1,0 há

- Esta ação irá promover a oferta de água, em qualidade e quantidade, para as atuais e futuras gerações. Estudos publicados por diversas instituições, como a WWF (Fundo Mundial para a Natureza), comprovam que as áreas recobertas por florestas garantem maior infiltração da água no solo e recarregam os aquíferos que alimentam os cursos d'água - disse o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, Paulo Schiavo.

O Projeto Água do Rio das Flores é executado pela Secretaria  do Ambiente (SEA) e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com a Fundação Dom André ArcoVerde, Concessionária RIOgaleão, Ferroport e o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) e foi lançado em novembro de 2016.

 Com duração de cinco anos, a ação de recuperação ambiental irá garantir a oferta de água para as atuais e futuras gerações, em qualidade e quantidade. O Rio das flores é responsável pelo abastecimento de, aproximadamente, 50 mil habitantes, o equivalente a 80,6% da população total do município.

- O poder público e a sociedade devem trabalhar com uma abordagem preventiva para garantir água para as atuais e futuras gerações, protegendo e preservando os nossos mananciais e o projeto Águas do Rio das Flores é um exemplo de iniciativa com esse objetivo. Além disso, concilia a preservação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico, uma vez que promove a conservação e recuperação da biodiversidade e solos associada à geração de empregos verdes na região -  ressaltou Julia Bochner, coordenadora de Mecanismos de Proteção à Biodiversidade do Inea.

O Projeto Água do Rio das flores também conta com uma parceria fundamental: o apoio de donos de terras inseridos na área de atuação do projeto que estejam com sua propriedade regularizada, com inscrição e registro no Cadastro Ambiental Rural (CAR), conforme determina o Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651/2012).

Até o momento, 33 proprietários aderiram ao Projeto Água do Rio das Flores, e se comprometeram a recuperar áreas de nascentes, matas ciliares e áreas de recarga para restauração florestal. Até abril de 2018, será realizada a restauração de cerca de 300 hectares nessas propriedades, totalizando o plantio de cerca de meio milhão mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Até o final do projeto a meta é restaurar cerca de 610 hectares com o plantio de, aproximadamente, um milhão de mudas.

- O ciclo do café foi uma época importante para a economia desta região, mas que contribuiu para degradar a área ambiental. Então, o Projeto Água do Rio das Flores vem de encontro ao nosso pensamento que é a restauração florestal de uma área que sofreu com todo esse processo e que favorecerá a qualidade da nossa água -  disse Frei Geraldo Magela, da Fazenda Santo Antônio do Paiol.

Aos interessados, ainda é possível participar do projeto. Dentre os benefícios, o proprietário receberá apoio gratuito para inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Mais informações: (24) 2453 0756 ou e-mail: [email protected].