ASSINE
search button

UFF implantará plataforma virtual para tramitação de documentos e acabará com processos em papel

Novo sistema será instituído até outubro

Compartilhar

A Universidade Federal Fluminense (UFF) está dando um passo importante na era digital com a implantação, a partir de outubro, do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A iniciativa visa agilizar a tramitação dos processos, reduzir custos, dar mais transparência as ações da universidade, satisfação aos seus usuários e preservar o meio ambiente, com a eliminação do papel. 

A implantação do Sistema Eletrônico de Informações será um marco para a Federal Fluminense e um exemplo para outras universidades. “O SEI representa um novo momento da UFF e vem em uma conjuntura nacional muito complexa, com falta de perspectiva, dificuldades com o orçamento federal e com o orçamento para a educação do país. A implantação do novo sistema foi concebida a partir da força dos nossos técnicos administrativos como forma de modernização, mostrando que a UFF, a despeito de qualquer situação de crise, está sempre disposta a sobrepor aos obstáculos e se colocar unida para a construção de uma nova universidade, mais ágil, transparente e sustentável”, explicou o reitor, Sidney Mello. 

Para o vice-reitor, Antonio Claudio da Nóbrega, a administração entende que para ser mais eficiente, rápida, errar menos e fazer um atendimento de excelência precisava de um sistema eletrônico. “O SEI veio como resultado de uma gestão planejada e responsável, com a finalidade de melhorar a vida acadêmica como um todo, além de ampliar a consciência e a atitude ambiental com a eliminação de processos em papel”, ressaltou o vice-reitor.  

O SEI foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, de Porto Alegre, e implementado pelo Governo Federal. É uma plataforma que reúne funcionalidades para promover a eficiência administrativa. Com o Sistema, a autenticidade dos documentos e da assinatura, entre outros, poderá ser feita via certificação digital.

A UFF criou uma comissão representativa, englobando vários os setores da universidade, como pró-reitorias e superintendências, para a implantação do SEI. Totalmente virtual, o SEI permitirá a análise de documentos diretamente pelo computador, tablet ou celular. Além disso, o usuário externo vai poder navegar, com absoluta segurança, para acompanhar seu processo e assinar remotamente contratos, se for o caso. A partir do Sistema haverá ainda controle de prazos, o histórico da tramitação e pesquisa de documentos.

A presidente da Comissão de Implantação do SEI e superintendente de Documentação da UFF, Déborah Ambinder, informou que o Sistema Eletrônico de Informações vai ser um diferencial na vida de todos na universidade, uma nova concepção do fazer do servidor e possibilidade de conviver com tecnologia de ponta. Segundo Déborah Ambinder, todos os documentos e processos anteriores a outubro de 2017 serão preservados e guardados no Arquivo Central da UFF. 

UFF

Uma das maiores e mais conceituadas universidades federais do Brasil, a UFF abriga nos seus três campi, nas quatro unidades instaladas em bairros do mesmo município, em oito subsedes no Rio de Janeiro e uma no estado do Pará 66.186 mil alunos e 9.754 mil docentes e técnicos administrativos. Localizada em Niterói (RJ), a Universidade Federal Fluminense oferece 130 cursos regulares de Graduação, Pós-Graduação, Doutorado, Mestrado Acadêmico e Profissional e Especialização, além de 1.929 atividades extracurriculares. Mantém um Núcleo Experimental em Iguaba Grande, uma Fazenda Escola em Cachoeiras de Macacu e o Colégio Universitário Geraldo Reis, atendendo 390 alunos de Educação Infantil e Básica e estudantes de licenciatura para estágios supervisionados e projetos de iniciação à Docência. Promove ainda a inclusão de 149 Pessoas com Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento ou Altas Habilidades/Superdotação.