ASSINE
search button

Seca atinge Itália e 10 regiões vão declarar estado de calamidade

Cerca de 60% do território do país está com pouca água

Compartilhar

Ao menos 10 regiões da Itália estão prestes a declarar estado de calamidade natural devido à seca que atinge dois terços do território do país. As associações comerciais italianas, como a Coldiretti, já calculam 2 bilhões de euros em danos provocados ao setor rural. 

O status de calamidade natural ajudará as regiões a receberem auxílio extra do Ministério das Políticas Agrícolas. A medida permite que as empresas suspendam o pagamento de hipotecas, assim como algumas contribuições a fundos e ao fisco.    

O verão deste ano tem sido mais rigoroso para a Itália, com temperaturas sempre acima dos 30ºC e com sensação térmica de mais de 40ºC em várias cidades do país. O clima seco também favorece o surgimento de focos de incêndio. A capital italiana, Roma, está entre as afetadas pela crise hídrica e haverá racionamento de água para 1,5 milhão de pessoas. 

A Prefeitura deverá colocar em vigor um plano de interrupção de fornecimento de água por 8 horas diárias, principalmente entre os períodos da noite e da manhã. A medida pode valer a partir de 28 de julho e não há prazo para ser encerrada.