ASSINE
search button

Cinco exercícios físicos que melhoram a circulação sanguínea

Especialista elenca atividades que favorecem o fluxo e fortalecem os vasos sanguíneos

Compartilhar

De acordo com o Ministério da Saúde, 35% de toda a população brasileira apresenta algum tipo de doença vascular. Os motivos são diversos como sedentarismo, tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas, hereditariedade e obesidade.

O problema costuma ser mais frequente nas mulheres, além das causas já apontadas acima. Isso se deve às alterações hormonais, o uso contínuo de anticoncepcionais, à gravidez e à utilização frequente de roupas e sapatos apertados, além de saltos muito altos.

Para o Dr. Élcio Pires Júnior, coordenador da Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro, “as atividades físicas fortalecem os músculos do coração e melhoram a capacidade de o sangue bombear o oxigênio para todo o organismo, com menor esforço”.

“Durante e após os exercícios, o sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis, o que previne o risco de doenças cardiovasculares como o infarto”, complementa Dr. Élcio.

De olho nesses benefícios, confira 5 exercícios físicos que melhoram a circulação e o retorno venoso elencados pelo médico:

1.       Caminhada: contribui para bombear o sangue ajudando a ativar a circulação. Os movimentos que se exercem ao caminhar são excelentes para promover o fluxo sanguíneo e fortalecer os vasos. O ideal são 20 minutos diários em ritmo médio para rápido.

2.       Alongamento: é considerado um forte aliado da ativação circulatória. Uma dica é apostar em movimentos para esticar as pernas, afinal alongar e esticar aliviam dores e cansaços.

3.       Andar de bicicleta: ativa os movimentos musculares e melhora a circulação sanguínea. Até a simulação de bicicleta, deitado no chão, produz o mesmo efeito porque o movimento favorece o retorno do sangue para o coração.

4.       Musculação: força a passagem de sangue através dos vasos por um período curto seguido de um período de relaxamento. Recomenda-se que seja realizada sempre com os pesos indicados por um educador físico e com supervisão de um especialista.

5.       Atividades aquáticas: a natação e a hidroginástica dilatam e relaxam os vasos, o que facilita a circulação sanguínea e fortalece o coração, deixando os batimentos mais estáveis. 

Sobre o especialista

Dr. Élcio Pires Júnior é coordenador da Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e membro internacional da The Society of Thoracic Surgeons dos EUA. Especialização em Cirurgia Cardiovascular pela Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência de São Paulo e Pós-Graduação em Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.