Jornal do Brasil

Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

Ciência e Tecnologia

Cientistas descobrem maior superaglomerado de galáxias do Universo

Astrônomos indianos descobriram uma das maiores estruturas do Universo e a batizaram de Sarasvati

Sputnik

Uma equipe de astrônomos do Centro Interuniversitário de Astronomia e Astrofísica (IUCAA, na sigla em inglês) em Pune, na Índia, anunciaram, junto com investigadores de outras duas universidades, a descoberta de uma das maiores estruturas do Universo, Sarasvati, um superaglomerado de galáxias localizado na direção da constelação de Peixes, a cerca de 4000 milhões de anos-luz da Terra, informa o IUCAA.

Os superaglomerados são as maiores estruturas do Universo, formadas por densos aglomerados dispostos em filamentos e outras configurações.

Os cientistas descobriram Sarasvati usando imagens do projeto astronômico Sloan Digital Sky Survey. Este superaglomerado possui um diâmetro de 600 milhões de anos-luz e tem uma massa equivalente a 20.000 trilhões de sóis. Os detalhes da pesquisa foram publicados na revista da Sociedade Astronômica Norte-Americana.

O nome deste superaglomerado faz referência a um rio, encontrado em um antigo texto indiano e, ao mesmo tempo, é o nome da divindade que guarda os rios celestes. Na história moderna da Índia, Sarasvati é o nome da deusa da sabedoria, da arte e da música.

Sarasvati é o maior superaglomerado de galáxias
Sarasvati é o maior superaglomerado de galáxias

>> Sputnik

Tags: conglomerado, descoberta, estrelas, universo, índia

Compartilhe: