ASSINE
search button

Europol: Ataque cibernético sem precedentes afeta 200 mil usuários em 150 países

Compartilhar

O diretor do Serviço Europeu de Polícia Rob Wainwright afirmou que o ataque cibernético global da sexta-feira (12) afetou mais de 200 mil usuários em 150 países.

"Nunca vimos uma coisa parecida", disse Wainwright ao canal britânico ITV. "Segundo as últimas avaliações, mais de 200 mil usuários foram afetados pelo menos em 150 países. Entre as vítimas há muitas empresas, incluindo grandes corporações", disse ele.

O caos cibernético foi causado pela divulgação do vírus WannaCry, um software que "sequestra" os arquivos de um computador para, em seguida, pedir "resgate" aos seus usuários em troca de uma quantia em dinheiro. 

>> Ministros do G7 alertam para luta contra crimes cibernéticos

>> Ataque não afetou administração federal

>> Ciberataque 'sem precedentes', diz polícia europeia

>> Mega ataque cibernético pode ter usado vírus roubado da NSA

"No momento, estamos diante de uma ameaça crescente: os números [dos afetados] estão aumentando, nos preocupa que os números possam crescer quando as pessoas forem para o trabalho e ligarem seus computadores na segunda-feira de manhã", disse o diretor da Europol.

Para desenvolver o vírus, os hackers modificaram um programa da Agência de Segurança Nacional dos EUA. Após a infeção, várias grandes empresas, hospitais e agências governamentais têm suas operações parcial ou completamente paralisadas.

>> Sputnik