ASSINE
search button

Rio: projeto oferece atendimento odontológico especializado

 Pacientes com deficiência intelectual e microcefalia são beneficiados

Compartilhar

Uma parceria entre a Secretaria de Saúde e o Núcleo Odontológico de Radiologia e Atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais da Policlínica Piquet Carneiro vem permitindo que crianças e adultos com comprometimento neurológico tenham atendimento odontológico de média e alta complexidades gratuito, além de exames de imagem. O serviço é oferecido no Hospital Estadual Carlos Chagas e no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer. 

A Secretaria de Saúde reestruturou o serviço de odontologia do Hospital Estadual Carlos Chagas e inseriu em agosto de 2016 o acompanhamento para pacientes com necessidades especiais no Sistema de Regulação Estadual (SER). Ao todo, 138 pacientes já foram atendidos através do programa Mais Sorriso. 

– Entendemos que a promoção em saúde passa pela saúde bucal e por isso estamos investindo nessa área, buscando parcerias e o resultado tem sido muito satisfatório – disse o secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr. 

Todos os municípios do estado têm acesso ao serviço, que funciona de segunda a sexta-feira e recebe pacientes por meio do SER. A equipe conta com cinco profissionais especialistas em odontopediatria, endodontia, ortodontia e cirurgia bucomaxilofacial. Além de quatro técnicos de saúde bucal e todo o suporte médico, o hospital realiza todos os exames necessários ao atendimento, como testes de sangue, risco cirúrgico e radiografias.

 – Pela dificuldade de cooperação para o tratamento, muitos necessitam de atendimento sob sedação medicamentosa e no centro cirúrgico. Muitas vezes, o paciente nos procura com inúmeras necessidades de intervenção, dor e infecção bucal, refletindo a dificuldade de atendimento odontológico ao longo da vida. 

Operamos esses casos mais complexos no centro cirúrgico, onde conseguimos em uma única intervenção devolver saúde ao paciente em duas a três horas em média de cirurgia – explicou Ricart Gil Macedo, cirurgião bucomaxilofacial da equipe do Hospital Carlos Chagas.