ASSINE
search button

Quantidade de chocolate ingerida por crianças na Páscoa deve ser controlada por pais

Pediatra orienta sobre as melhores formas de consumir ovos de páscoa sem riscos 

Compartilhar

Com o feriado se aproximando, muitos papais e mamães já estão preparados para presentear seus filhos com algum dos diversos ovos de Páscoa disponíveis no mercado. No entanto, é preciso ficar atento a certos cuidados para que o coelhinho da Páscoa faça uma visita segura e saudável. 

Segundo a pediatra de São Paulo, Maria Julia Russo de Carvalho, é preciso ficar de olho no tamanho e na quantidade de ovos de chocolate que as crianças ganham na Páscoa. “Essa moderação é importante para evitar o consumo exagerado e os efeitos negativos associados ao açúcar e às gorduras presentes no doce, como cáries, colesterol e triglicérides altos e obesidade. A dica é separar a porção de chocolate para consumo e não deixar o ovo à disposição para a criança comer o quanto quiser“, explica a especialista. 

Outra dica é o tipo de chocolate escolhido. “Apesar da opção ao leite ser a preferida das crianças, ela contém mais açúcar e menos cacau. Uma boa opção é optar por ovos de chocolate meio amargo devido à maior concentração de cacau e substâncias benéficas ao coração e menor teor de gordura”, comenta a médica. Além disso, também é necessária atenção aos brindes que acompanham os ovos, já que podem ser pequenos e facilmente engolidos.  

A pediatra ainda ressalta que o chocolate deve idealmente ser consumido a partir dos 2 anos, mas nunca antes do primeiro aniversário.  E o melhor é consumi-lo sempre depois das refeições. “Durante o período de exposição das crianças à guloseima, os pais não devem descuidar da alimentação normal e adequada, respeitando os horários das refeições e a qualidade da alimentação. Oferecer alimentos com menor teor de gordura, restringir outros doces e aumentar a oferta de frutas e verduras ajudam a equilibrar a alimentação

O chocolate é nutritivo, fonte de energia, antioxidantes, vitamina e cálcio e é responsável por liberar endorfina e serotonina, que trazem aquela sensação de bem-estar. “No entanto, é preciso atenção na quantidade. O exagero pode causar a perda sono dos pequenos, agitação, diarreia, vômitos e alterações gastrointestinais”, finaliza a pediatra.        

Dra. Maria Julia Carvalho é formada pela UNICAMP (2004-2009). Fez residência em pediatria pela Santa Casa de SP (2010-2012). E é especialista em oncohematologia infantil pela Santa Casa de São Paulo (2012-2014). Plantonista na unidade de internação do hospital infantil Sabara e na UPA do Einstein de Perdizes. facebook.com/dramajucarvalho