ASSINE
search button

SBPRJ debate fobia social apartir da comédia 'A Garota Ideal'

Compartilhar

A comédia 'A Garota Ideal' será a atração do próximo encontro do projeto Psicanálise & Cinema, da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ).

O filme gira em torno de um homem tímido que se apaixona por uma boneca de plástico e será o ponto de partida para um debate sobre fobia social na sede da SBPRJ no dia 31 de março, às 19h. A discussão será conduzida pela psicanalista Maria Cristina Amendoeira, com coordenação do também psicanalista Luiz Fernando Gallego e membro da Associação dos Críticos de Cinema do Rio de Janeiro.

O protagonista do filme é o solitário Lars Lindstrom (Ryan Gosling), que vive na garagem de seu irmão mais velho, Gus (Paul Schneider), e da cunhada Karin (Emily Mortimer). Por ser extremamente tímido, Lars não tem amigos e vida social. Até que um dia ele surpreende a família ao contar que tem uma namorada, Bianca. Mas os parentes não esperavam que a nova "parceira" de Lars fosse uma boneca sexual comprada na internet e que ele acredita ser uma humana.

"O que torna possível esse encontro com o outro? Ir em direção às relações afetivas e não sentir-se ameaçado? Poder preservar a subjetividade de um e a alteridade do outro? Lars criou uma garota idealizada, perfeita, como um ensaio para viver a experiência do encontro amoroso. Uma mediação entre ele mesmo e o outro, o mundo ao redor. É de suma importância esse mundo ao redor, seu grupo social que o acolhe, é solidário, é continente do seu estranho comportamento. Assim, ele pode avançar na aventura amorosa, sempre imprevisível, incontrolável que é esse encontro com o outro", comenta Maria Cristina Amendoeira.

'A Garota Ideal' (Canadá/ EUA, 2007) é o longa-metragem de estreia do diretor australiano Craig Gillespie e foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original em 2008. A roteirista Nacy Oliver recebeu, pelo roteiro, o Prêmio Humanitas de 2008, além da premiação de Melhor Roteiro para filmes lançados em 2007 pelo National Board of Review. O elenco tem ainda Patricia Clarkson, Kelli Garner, Karen Robinson, Nicky Guadagni e Tommy Chang.

A sessão de Psicanálise & Cinema é aberta ao público (classificação 14 anos) e o ingresso custa R$ 10. A SBPRJ fica na Rua Davi Campista, 80, Humaitá. As inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo e-mail [email protected] e pelos telefones (21) 2537-1333 e (21) 2537-1115.