ASSINE
search button

Brasil faz bonito na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

Entre as conquistas, equipe brasileira fatura a inédita medalha de bronze

Compartilhar

A equipe brasileira fez história na 10ª edição da OlimpíadaInternacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, na sigla em inglês), que aconteceu entre os dias 9 e 19 de dezembro na cidade de Bhubaneswar, capital do estado de Orissa, na Índia. Foram, no total, três medalhas de bronze – sendo uma inédita na competição em equipe – e três menções honrosas conquistadas pelos jovens estudantes, todos de São Paulo.

Os estudantes Gabriel Cawamura, Giancarlo Pereira, Lucas Vilanova, Pedro Seber e Vitor Gomes resolveram um problema de voo espacial da sonda Voyager, numa solução que foi bastante elogiada pelo júri, o que lhes rendeu o bronze. É a primeira vez que o Brasil ganha medalha de bronze na competição em equipe, ficando à frente de 39 países. 

Os estudantes brasileiros conquistaram mais duas medalhas de bronze e três menções honrosas na competição individual. Giancarlo Pereira e Pedro Seber ficaram com bronze. Gabriel Cawamura, Lucas Vilanova e Vitor Gomes receberam as menções. A 10ª IOAA contou com a participação de 243 estudantes de 42 países. Foi a décima participação brasileira, que já conquistou 25 medalhas nas edições anteriores.

Os estudantes que representaram o Brasil foram selecionados dentre 100 mil alunos de ensino médio que participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica (OBA). Eles participaram de treinamentos no Observatório Abrahão de Moraes (Valinhos/SP) e foram acompanhados pelos astrônomos Gustavo Rojas (UFSCar), Eugênio Reis (MAST) e Thiago Paulin (Colégio ETAPA). 

A próxima IOAA acontecerá em novembro de 2017 em Phuket, Tailândia.

Como participar

Para ter a oportunidade de estar em uma destas equipes internacionais, ocandidato precisa, primeiramente, de uma excelente pontuação na provanacional da OBA. Em seguida, é preciso participar de provas seletivasonline. E, finalmente, caso seja classificado, o estudante realiza uma provafinal presencial.Depois de todo esse processo, os selecionados para compor as equipesrealizam treinamentos intensivos, onde aprendem a operar telescópios, aconstruir foguetes e bases de lançamento e aprimoram seus conhecimentos deAstronomia.

OrganizaçãoA IOAA é reconhecida pela União Astronômica Internacional (IAU, na sigla eminglês). A organização exige que cada país se comprometa a sediar uma edição da olimpíada, arcando com todas as despesas relativas ao evento, podendo receber apoio de diferentes setores da sociedade. Já a OLAA é coordenada porastrônomos brasileiros, argentinos, uruguaios e de outros países da AméricaLatina. Acontece desde 2009, quando foi fundada na cidade de Montevidéu, noUruguai. A OBA é organizada por uma comissão formada por membros daSociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira(AEB).

Site oficial da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA):https://www.oba.org.br