ASSINE
search button

Cirurgia plásticaem pele negra

Compartilhar

Pesquisas mostram que o número de pessoas que procuram na cirurgia plástica um recurso para transformar insatisfações com o corpo em desejos realizados, aumenta a cada dia. Em uma era onde o corpo perfeito e escultural é sinônimo de saúde, sucesso pessoal e beleza, não há quem não sonhe em dar aquela repaginada em alguma parte do corpo.

O número de especialistas que querem ser os melhores em áreas determinadas também fazem a diferença. Hoje, um paciente pode vir a escolher seu cirurgião pela fama e expertise de ser o melhor em alguma área, dando a pessoa uma certeza antecipada de que o procedimento será um sucesso.

É o caso de Volney Pitombo, Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica-RJ, considerado um dos maiores nomes da rinoplastia brasileira, tendo operado dezenas de famosos e endinheirados que desembolsam até 40 mil pelas linhas clássicas de um nariz perfeito.

Um outro dado vem sendo apontado por órgãos competentes. A raça negra, assim como a branca tem suas preferências e distinções. Uma cirurgia plástica em negros é sempre muito diferente devido a fatores diversos como a quantidade extra de melanina na pele, a tendência para queloides e a preservação dos traços da raça, já que quem se orgulha de suas origens não há de querer mudar tanto a aparência e criar um dismorfismo anormal.

Exemplos não faltam. Recentemente a cantora Ludmila submeteu-se a uma rinoplastia, criando polêmica ao aparecer em fotos com o nariz bem mais fino do que de costume.

A atriz Thais Araújo é outra que optou pelo silicone.

“A pele negra é diferente da pele branca, tem que tomar cuidado com cicatrizes e queloides. Há alguns anos, eu optei por lipoaspiração e fiz próteses na mama. Adorei o resultado”, afirma Thais.

O cirurgião plástico Thiago Souza, especializado em procedimentos em pacientes da raça negra e membro da sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, alega que é preciso haver um bom senso por parte do profissional e do paciente ao definir o resultado. “Sou a favor de que todas as raças mantenham suas características, mas é claro que sempre haverá pessoas insatisfeitas com sua aparência. Antes de qualquer decisão, deve-se haver uma conversa franca com o paciente e analisar se esse nariz está em desarmonia com o rosto, o quanto de benefício essa cirurgia realmente irá trazer e etc ...”, afirma Thiago

Souza, lembrando que além do excesso de melanina, a pele apresenta uma tendência a apresentar queloides, exigindo maior cuidado no momento do procedimento. “Por ter uma maior atividade dos fibroblatos, que são células que produzem o colágeno, a pele negra tende a ter uma cicatrização mais exuberante que a pele branca. No entanto, essa cicatrização aumentada pode gerar essas cicatrizes aumentadas”.

O nariz de Gisele Bundchen figura entre o top 10 dos mais desejados nos consultórios de cirurgia plástica, desejado até por mulheres negras. Thiago Souza já perdeu a conta de quantas mulheres atendeu que tinham a modelo como referência, mas afirma que tem, além da conversa franca, utiliza uma técnica menos científica para mostrar as pacientes um resultado realmente harmonioso de acordo com cada rosto. ”É só mostrar fotos de mulheres negras lindíssimas, como Thaís Araújo, Naomi Campbell, Beyoncé,… que são ícones de beleza mundiais e não tem o nariz igual ao da Gisele Bundchen. E mostrar que o nariz da Gisele fica bem no rosto dela, mas ficaria estranho se colocado no rosto de qualquer outra mulher”, brinca o especialista.

Embora seja a favor da manutenção das características de cada raça, o profissional não nega que a cirurgia plástica ainda é fator importante na elevação da autoestima de homens e mulher. “Acho que isso não é uma exclusividade da mulher negra, nem da cirurgia do nariz. Todas as pessoas que tem seus traumas ou suas imperfeições tratadas de alguma forma tem autoestima elevada. Vejo isso diariamente no consultório com mulheres de todas as raças”, finaliza Thiago Souza.