ASSINE
search button

Vem Passarinhar: Parque Cunhambebe promove caminhada para observação de aves

Meta é estimular a prática de observação de aves como uma ferramenta de preservação

Compartilhar

O Parque Estadual Cunhambebe, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), promoverá neste fim de semana, o programa Vem Passarinhar. O objetivo é estimular a prática da observação de aves como uma ferramenta de conservação através da visitação nos parques estaduais. A atividade será realizada na sede da unidade de conservação, em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio. 

A prática da observação através de lentes fotográficas será feita por uma caminhada entre ambientes diferentes, como florestas e áreas alagadas e de bordas florestais. Para participar, é necessário fazer inscrição através dos telefones (21) 3789-2965 e (21) 3789-2292 ou através do e-mail [email protected]. As vagas são limitadas. 

Os resultados alcançados pelas atividades de observação de pássaros nas unidades de conservação demonstram a importância da participação da população na geração de conhecimento, conservação e preservação da avifauna brasileira. A iniciativa é reconhecida como importante para a gestão das unidades de conservação estaduais. 

O Vem Passarinhar teve início em 2015. Apesar do curto período de criação, já apresenta resultados expressivos em favor da conservação e do papel educador que a atividade de observação de aves pode oferecer: em 2015, foram registradas 393 espécies. Desse total, 85 espécies são endêmicas da Mata Atlântica. 

Com uma área de 38.000 hectares, o Parque Estadual Cunhambebe é o segundo maior parque estadual do Rio de Janeiro e está localizado na região turística da Costa Verde, abrangendo trechos dos municípios de Mangaratiba, Angra dos Reis, Rio Claro e Itaguaí.