ASSINE
search button

Exame de Bioimpedância é o único capaz de calcular a composição corporal com alta precisão

Avaliação mede o risco do desenvolvimento de doenças como diabetes e hipertensão

Compartilhar

O exame de bioimpedância é totalmente indolor e necessita de mínimo preparo prévio, sendo realizado através de dois pares de eletrodos adesivos que são colocados na mão e no pé do paciente, permitindo que uma corrente elétrica imperceptível passe pelo corpo. A avaliação possibilita medir os percentuais de gordura que estão debaixo da pele e entre os órgãos, massa magra e água corporal.

Trata-se de um método moderno e considerado pela comunidade científica como de alta precisão na avaliação da composição corporal. “Entre outros recursos, o exame monitora o ganho ou perda de massa gordurosa e de massa magra, avalia os níveis de hidratação, o impacto da atividade física na composição corporal, a eficácia de tratamento diabético ou medicamentoso na perda da gordura corporal, a evolução nutricional de pacientes submetidos à cirurgia para redução do estômago e avalia o risco do desenvolvimento de doenças como diabetes e hipertensão devido ao excesso de peso”, revela a médica gastroenterologista Dra. Manoela Passos Galvão.

Os valores detectados no exame são utilizados para efetuar os cálculos necessários e gerar laudo com os devidos percentuais de massa gorda (porcentagem de gordura e gordura corporal em quilos), massa magra (músculos, ossos e vísceras) e água corporal (total de litros e porcentagem de água na massa magra). “Dessa forma, é possível realizar um trabalho de avaliação personalizado com cada paciente, respeitando a individualidade orgânica, o bem estar e o estilo de vida de cada um. O mais interessante deste exame é que podemos monitorar a perda da massa gorda, tentando manter a massa magra com atividade física e alimentação adequada”, revela Dra. Manoela, que também é pós graduanda em nutrologia.

Para ser submetido ao exame sem nenhum risco de intercorrência, são indicados alguns cuidados. “Recomendamos que o paciente não realize exercícios físicos no dia anterior ao exame, não consuma bebidas alcoolicas e comidas que contenham cafeína, esteja em jejum de quatro horas e não utilize acessórios de metal como brincos, colares e pulseiras. O exame também não é indicado a gestantes e pessoas portadoras de marcapasso”, finaliza a médica.