ASSINE
search button

Escolas Sesi Nova Iguaçu e Duque de Caxias promovem games de musculação mental

Jogos Colaborativos exercitam a colaboração e o trabalho em equipe

Compartilhar

O último período do ano letivo está a todo vapor. Os alunos estão na corrida contra o tempo para aprender as matérias que faltam para fechar o período. É nesse espírito que as Escolas Sesi Rio estão recebendo os Jogos Colaborativos 2016 para participar de uma “corrida mental”.

As unidades da Baixada Fluminense – Nova Iguaçu e Duque de Caxias – realizaram a atividade na última quinta e sexta-feira, 17 e 18, respectivamente.

A ação é a terceira – e última – etapa dos Jogos Colaborativos 2016, e coloca os alunos das 11 unidades da Escola Sesi Rio para participarem de partidas multijogador. Nas partidas, equipes de quatro componentes se enfrentam para ver quem consegue realizar, mais rapidamente, desafios que envolvem áreas como memória, visualização, memorização e análise.

Como a Escola Sesi preza pela visão construtivista, o trabalho é focado no conjunto e na visão cidadã que o jogo e sua função de integração na competição podem trazer. O projeto é o diferencial de inovação unido ao conceito da escola, segundo relata o diretor de operações do Sistema Firjan, Alexandre dos Reis.

“A educação e os jogos devem andar lado a lado. Ao longo dos últimos anos, a metodologia Sesi educa traz uma abordagem inovadora, centrada nos alunos e focada na construção do seu conhecimento e na busca pelo desenvolvimento da sua autonomia.  Usar os jogos só vem a corroborar essas premissas”, conclui Reis.

A atividade é fruto da interação idealizada pela GF Corp, empresa parceira do Sistema Firjan na ação, que além de montar a estrutura da atividade, apresenta o conteúdo pedagógico sugerido para os professores usarem em sala de aula. “É um processo inédito no país e certamente agregará ainda mais valor ao trabalho dos professores”, relata Márcio Matheus, diretor comercial da GF Corp.

Apaixonados por games, Matheus Gomes, nove anos, 4º ano, e Catarina Veloso, 11, do 5º ano, ambos da Escola SESI Nova Iguaçu, ficaram empolgados com a nova ferramenta de estudo. “Achei os jogos muito interessantes, porque, além de estudarmos brincando, aprendemos a trabalhar em equipe. Minha mãe vai até gostar de me ver jogando”, brincou Catarina.