ASSINE
search button

Especialista alerta para risco do uso indevido de antibióticos

Compartilhar

A bioMérieux, empresa francesa líder mundial em diagnóstico in vitro, alerta para o crescimento da taxa de resistência antimicrobiana em todo o mundo e para a importância do diagnóstico rápido para impedir que doenças anteriormente tratadas tornem-se risco de morte à população.

Para reforçar a atenção sobre o tema, o dia 18 de novembro foi instituído como o Dia Nacional do Uso Racional de Antibióticos em vários países, tanto para difundir o que causa a resistência antimicrobiana quanto para destacar a importância do diagnóstico rápido para evitar o uso indiscriminado de antibióticos.

Com o objetivo de ampliar a conscientização, a bioMérieux desenvolveu um hotsite especialmente sobre o assunto:https://www.antimicrobial-resistance.biomerieux.com/, que traz dados e informações sobre causas da resistência antimicrobiana, efeitos e formas de combatê-la.

O número real de mortes relacionadas com a resistência aos antibióticos é desconhecida, uma vez que tal informação é normalmente ausente do relatórios médicos e atestados de óbito, mas estimativas mostram que a cada 4 minutos uma pessoa morre de uma infecção causada por bactérias que se tornaram resistentes aos antibióticos. 

Além disso, a resistência aos antibióticos também levou ao ressurgimento de certas doenças, como a tuberculose, agora considerada como uma doença "re-emergente". Tanto que em 2013 havia uma estimativa de 1,5 milhões de mortes atribuídas à tuberculose em todo o mundo, e 480.000 pessoas foram infectadas por cepas resistentes aos antibióticos.

O que é Resistência Antimicrobiana? ? A Resistência Antimicrobiana (AMR) é a capacidade de um microorganismo de resistir aos efeitos de um medicamento antimicrobiano, que inclui antibióticos e antifúngicos, que são utilizados no tratamento de infecções microbianas causadas por: bactérias (por exemplo, Escherichia coli, uma causa comum de infecções do trato urinário); fungos (por exemplo, leveduras); e micobactérias (por exemplo, Mycobacterium tuberculosis, que causa a tuberculose).

Como resultado, os antibióticos não matam os microorganismos, e o crescimento bacteriano não é parado. Isto significa que tratamentos com antibióticos convencionais tornam-se ineficazes e as infecções persistem, aumentando o risco de contágio e graves consequências para a pessoa.

Mas como as bactérias se tornam resistentes aos antibióticos? A resistência aos antibióticos não é um fenómeno novo. Há relatos a partir da década de 1940, mas sabe-se que a resistência existe na natureza há milhares de anos. Ela tem evoluído com bactérias e fungos que produzem espontaneamente substâncias antibacterianas e antifúngicas, a fim de sobreviver em concorrência com outras espécies. Na verdade, esta é a forma como muitos dos antibióticos usados hoje ? a exemplo da penicilina ? foram descobertos.

No entanto, ao longo dos últimos 50 anos, um número crescente de espécies de bactérias desenvolveu resistência aos antibióticos. Além disso, a análise genética revelou que certos genes de resistência surgiram recentemente como consequência do uso excessivo e incorreto de antibióticos em ambientes médicos e veterinários.

Diagnóstico rápido x Resistência Antimicrobiana ? O tempo de atraso no início do tratamento com o antibiótico adequado e de assistência ao paciente é uma questão de vida ou morte para infecções graves, como septicemia, pneumonia e meningite. Isto tem sido complicado pelo fato de o número de pacientes com infecções bacterianas resistentes a múltiplas drogas, para os quais há opções terapêuticas muito limitadas, está constantemente aumentando em todo o mundo.

Por conseguinte, o laboratório microbiológico desempenha um papel crucial na identificação do agente infeccioso, bem como qualquer potencial de resistência aos antibióticos, de modo a ajudar os clínicos a prescrever o tratamento mais apropriado com o tempo de atraso mais curto.

Soluções de diagnóstico rápido como as desenvolvidas pela bioMérieux, a exemplo do sistema FilmArray, são essenciais para orientar a utilização eficaz e racional dos antibióticos, que é a chave para reduzir o aparecimento de bactérias multirresistentes.

Estas ferramentas de diagnóstico ajudam a:

·  Identificar os doentes que têm uma infecção bacteriana em que seria necessário o tratamento com antibióticos;

· Identificar o organismo que causa a infecção, a fim de determinar a gestão apropriada do paciente;

· Determinar se o agente patogênico é resistente a um ou mais antibióticos como um passo crítico para ajudar o clínico a determinar os antibióticos mais adequados o mais rápido possível.