ASSINE
search button

Gestação durante as estações mais quentes do ano exige cuidados especiais

Especialista indica como passar pela temporada de altas temperaturas sem desconfortos

Compartilhar

 A vitamina D, que é absorvida durante os banhos de sol, é excelente para a saúde da mãe e de seu bebê. Porém, com a chegada das altas temperaturas por todo Brasil, as gestantes precisam redobrar os cuidados com a saúde, já que as mulheres grávidas são naturalmente mais sensíveis ao calor e suas implicações.

 De acordo com a ginecologista e obstetra, de São Paulo, Maria Elisa Noriler, sintomas como inchaço, queda da pressão arterial seguida de tontura, desmaio e moleza são as mais frequentes reclamações das gestantes nesta época. Para evitar tais transtornos, o especialista indica evitar a exposição direta ao sol, além de recomendar a ingestão de muito líquido e de alimentos saudáveis como frutas, legumes e verduras, evitando sempre as comidas gordurosas, além de priorizar o uso de peças confortáveis como chapéu, óculos escuros e de protetor solar. 

Além disso, as grávidas que decidirem viajar devem avisar e receber a permissão do obstetra. “Dependendo da idade gestacional, se for, por exemplo, no final, após 32 semanas, não é indicado viajar”, completa. Em casos em que persistem os sintomas de mal-estar, ou o surgimento de sangramentos, a barriga ‘dura’ com frequência, parada da movimentação fetal, perda de líquido via vaginal e dor persistente em ‘baixo ventre’ é imprescindível buscar ajuda médica.

Dra. Maria Elisa Noriler é Especialista em Ginecologia e Obstetrícia. É Médica Preceptora de Ginecologia e responsável pelo setor de Ginecologia Endócrina InfantoPuberal e Climatério do Hospital Municipal Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha desde fevereiro de 2010. Facebook/dra.mariaelisanoriler