ASSINE
search button

'Clarín': Aumento de estudantes estrangeiros na Universidade de Buenos Aires gera polêmica 

Reportagem analisa que número aumentou de 2.220 em 1996 para 13.200 atualmente

Compartilhar

Matéria publicada nesta segunda-feira (24) pelo Clarín conta que o número de alunos aumentou de 2.220 em 1996 para 13.200 atualmente. Essa questão gera debate e críticas entre os especialistas. A UBA é contra um “enfoque economicista” e a favor do “pluralismo”. O número de alunos estrangeiros na UBA aumentou 482% nos últimos 20 anos. Eram 2.200 em 1996 (1,2%) e agora são 13.200 (4,4%). Sobre um total de 315.754 estudantes da universidade, 302.000 são argentinos e os outros são, na maioria, sul-americanos. Nos últimos 20 anos o número total de alunos da UBA aumentou 72%.

Segundo a reportagem o dado sobre o número de alunos estrangeiros na UBA, difundido no programa de televisão do jornalista Jorge Lanata, gerou um forte debate nas redes sociais. A colocação foi considerada “xenófoba”, mas também ganhou adesões entre os seguidores do programa, que fizeram circular o hashtag irônico “Argentina país generoso”.

Para Mariano Narodowski, professor da Universidade Di Tella, “é preciso refletir sobre a gratuidade em geral, se os estudantes devem pagar ou não. E, em todos os casos, situar os estrangeiros dentro desse contexto. O assunto é totalmente secundário em relação ao debate sobre a tarifa universitária.” Na UBA, a secretária de Assuntos Acadêmicos, Catalina Nosiglia, disse que a crítica ao suposto “boom de estrangeiros na UBA”, como o assunto foi apresentado no programa de Lanata, supõe um “critério meramente economicista”, que não respeita “os valores de pluralismo, tolerância e cosmopolitismo que a UBA promove e que constituem uma contribuição para os nossos estudantes”.

O Clarín informa que o Peru lidera a lista de alunos estrangeiros na UBA com 29%, seguido pela Bolívia (14%), Paraguai (12%), Colômbia (11%), Brasil (9%), Chile (6%), Uruguai (3%), Equador (2%) e Venezuela (2%), totalizando 88% dos estrangeiros.