ASSINE
search button

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica faz mutirão de reconstrução de mamas no Rio

No mês de prevenção do câncer de mama, pacientes têm acesso gratuito a cirurgias

Compartilhar

No mês da campanha mundial Outubro Rosa - que visa a chamar a atenção da população para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama – a regional Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica realizará o quinto mutirão de reconstrução de mamas para vítimas da doença que passaram por mastectomia (retirada dos seios) e têm indicação de cirurgia reparadora. O serviço será oferecido gratuitamente de 24 a 29 de outubro em hospitais públicos e privados conveniados à SBCP-RJ na capital e em Petrópolis.

No último mutirão de reconstrução de mamas no Rio de Janeiro em 2012, 40 mulheres foram operadas. E a estimativa é que este ano 77 pacientes sejam beneficiadas.

“Este é um esforço da SBCP junto a médicos, residentes e parceiros, para ajudar a acelerar as filas de espera. Nossa intenção é colaborar para que as mulheres que superaram um quadro tão complexo quanto o câncer de mama recuperem o mais rapidamente possível a sua autoestima”, diz o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Rio de Janeiro, Volney Pitombo.

São 18 hospitais fluminenses conveniados, que atenderão o maior número possível de mulheres, de acordo com sua capacidade. O acompanhamento pós-cirúrgico será efetuado pelas equipes de cada unidade.

O mutirão terá a participação de médicos e residentes, que atuarão de forma voluntária. Nas operações, serão usadas técnicas de reconstrução de mama com implantes de próteses, uso de expansores ou tecidos do próprio paciente, além de correção de assimetria de mamas e reconstrução da aréola.

O mutirão é uma iniciativa da SBCP-Nacional - em parceria com a SBCP-RJ e a Fundação IDEAH (Instituto Para o Desenvolvimento do Ensino e Ação Humanitária) - e acontecerá também as regionais da SBCP (AL, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, RJ, RS, SC, SP, SE). O primeiro mutirão, realizado em 2012, beneficiou pelo menos 500 mulheres em todo o país.