ASSINE
search button

Outubro Rosa alerta para o combate ao câncer de mama

Grupo Oncologia D’Or destaca a importância da mamografia no diagnóstico precoce da doença

Compartilhar

“Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo”. A frase célebre do escritor português José Saramago sintetiza a importância do tempo, principalmente para quem corre contra ele. É o caso de quem enfrenta o câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o diagnóstico tardio da doença é o principal fator de morte da mulher brasileira - 27% descobrem este tipo de câncer em estágio já avançado.

Apesar do bom prognóstico, o câncer de mama continua sendo motivo de preocupação.

Afinal, as taxas de mortalidade continuam altas (dados do Inca apontaram 14.388 óbitos em 2013). E os números para 2016 são alarmantes. Ainda segundo o Inca, a estimativa para este ano é de que sejam registrados 57.960 novos casos da doença no país. 

Com a chegada do Outubro Rosa, principal campanha nacional de conscientização da doença, Gilberto Amorim, oncologista e Coordenador de Oncologia Mamária do Grupo Oncologia D’Or, cita alguns sinais que podem ajudar a reconhecer se há algo de errado nos seios. “Nódulos duros palpáveis que permanecem por vários dias, pele da mama tipo ‘casca de laranja’ ou muito vermelha, abaulamentos ou retrações na superfície da mama, caroços nas axilas que não têm correspondência com uma inflamação, são alguns dos destaques”, explica o especialista com uma ressalva, “Entretanto, eles nem sempre são sinais definitivos de câncer”, diz.

O especialista destaca a importância de hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas regulares, além da redução do consumo de bebidas alcoólicas como formas de prevenção da doença. “No Brasil, cerca de 30% dos casos poderiam ser evitados com medidas como estas”, afirma Amorim. Ainda para o oncologista, as visitas anuais ao ginecologista e a mamografia, a partir dos 40 anos de idade, são formas indispensáveis de diagnóstico precoce. 

Grupo Oncologia D’Or e MetrôRio juntos contra o câncer de mama

O Grupo Oncologia D’Or e o Metrô Rio embarcaram em mais uma parceria em prol do Outubro Rosa. Até o dia 21 de outubro, a estação Carioca contará com um estande onde será possível tirar dúvidas sobre câncer de mama. Das 10h às 15h, um profissional de saúde estará à disposição para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Para que ninguém fique sem informação, os passageiros também contarão com um vídeo com dicas de como cuidar da saúde dos seios. A ação ainda conta com a parceria da Eletromídia, que disponibiliza painéis informativos sobre a doença nos carros femininos.