ASSINE
search button

Estudo aponta que o ômega 3 pode reduzir em até 10% risco de morte por infarto

A substância também pode ajudar a controlar a pressão arterial

Compartilhar

Quando o assunto é prevenção de doenças cardiovasculares, uma das primeiras indicações dos especialistas é que as pessoas se mantenham longe das gorduras. Porém existem aquelas que estão liberadas e devem estar presentes no cardápio, como por exemplo, a gordura poliinsaturada do ômega 3, que é muito benéfica ao coração.

De acordo com um estudo americano realizado em junho deste ano, pela revista científica JAMA Internal Medicine, o consumo desse nutriente pode reduzir em até 10% o risco de morte por infarto. O trabalho contou com mais de 45 mil participantes de 19 estudos realizados em 16 diferentes países. Segundo o cirurgião cardíaco do Hospital Beneficência Portuguesa, Marcelo Sobral, os benefícios do ômega 3 são inúmeros para a saúde cardiovascular. “Ele ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, evita a aterosclerose (acúmulo de gordura nas artérias) e auxilia no controle da pressão arterial”, explica o especialista.

Este nutriente pode ser encontrado em alimentos como peixes de águas salgadas e profundas, como sardinha, atum e salmão, óleo de canola, espinafre, rúcula, linhaça, sementes de chia e nozes. “A ingestão de 1 a 3 gramas por dia de ômega 3 já é suficiente para garantir benefícios à saúde, acima disso, é exagero e pode trazer prejuízos", finaliza o especialista. Por isso, a melhor maneira de não correr riscos é sempre consultar uma opinião médica. 

Sobre o especialista

Doutor Marcelo Luiz Peixoto Sobral é membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Título de Especialista em Cirurgia Cardiovascular pela AMB, Membro Habilitado e Especialista do Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (DECA). MBA Executivo em Saúde pela FGV. Cirurgião Cardiovascular da Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência de São Paulo com mais de 4.000 cirurgias realizadas. facebook/dr.marcelosobral