ASSINE
search button

“Juntos, vamos além” é a campanha deste ano para o dia mundial da visão (13/10)

CBO tem como objetivo conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce

Compartilhar

Dia 13/10, é o Dia Mundial da Visão, celebrado todos os anos na segunda quinta-feira de outubro. Neste ano, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) abraça a campanha “Juntos, vamos além”, que tem como objetivo conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce das doenças oftalmológicas no combate à cegueira e outras deficiências oculares. 

De forma geral, a visão é o sentido mais valorizado pelas pessoas. Ficar cego é apontado como um dos maiores medos da população. A boa notícia é que atualmente, na maioria dos casos, a cegueira pode ser evitada graças aos avanços científicos e tecnológicos. Por isso é muito importante que a consulta ao oftalmologista aconteça rotineiramente. 

Em casa e no trabalho, nós também podemos fazer nossa parte. Algumas lesões podem causar desde a perda da qualidade da visão até a cegueira irreversível. O descuido com objetos pontiagudos, a falta do uso de equipamentos de proteção em ambientes de trabalho e o desconhecimento do perigo que alguns produtos químicos representam, causam diariamente diversos acidentes com os olhos, segundo o CBO. Quando esses acidentes ocorrem, é importante procurar com urgência por atendimento oftalmológico, pois apenas uma avaliação médica pode dimensionar a lesão e evitar complicações no futuro. 

Confira abaixo alguns tipos de acidentes oculares mais comuns e como proceder:

Corpo estranho

Poeira, ciscos e estilhaços podem entrar nos olhos e causar desde uma irritação à uma lesão permanente, em função da velocidade com que o corpo estranho chega até o olho, do tipo de substância e também do ponto em que ele se localiza no globo ocular.

Como socorrer: não tente retirar o corpo estranho sozinho. Procure um oftalmologista.

Queimadura térmica

É causada pelo contato direto dos olhos com fontes de frio ou calor. Geralmente, lesam mais as pálpebras do que o globo ocular. O problema é que a pálpebra queimada sofre retração, o que reduz a proteção dos olhos.

Como socorrer: lavar os olhos com água corrente e procurar um oftalmologista o mais rápido possível.

Queimadura por solda elétrica

Lidar com soldas requer cuidado, pois fixar os olhos na luz produzida pela solda, sem o uso de óculos de proteção, causa uma queimadura, que apesar de não ser sentida de imediato, pode gerar muito desconforto. Sensibilidade à luz, dor intensa, vermelhidão e lacrimejamento são sintomas que podem ser sentidos em até 12 horas após a exposição a este tipo de radiação.

Como socorrer: consulte um oftalmologista para a prescrição do tratamento adequado.

Queimadura química

As queimaduras químicas causam muita dor e trazer danos importantes para os tecidos oculares. Por isso, requerem atendimento médico oftalmológico imediato.

Como socorrer: os olhos devem ser lavados com água corrente, por pelo menos 20 minutos, imediatamente após o contato com o produto químico. Em seguida, deve-se procurar um oftalmologista, se possível com o nome do produto que atingiu o olho.

Contusões, lacerações e perfurações do globo ocular

As contusões podem acontecer durante a prática de exercícios, em uma briga ou em acidentes de trânsito. As lacerações e as perfurações, geralmente, são ocasionadas por ataque de animais ou impactos contra objetos cortantes.

Como socorrer: é fundamental o atendimento oftalmológico imediato quando uma lesão ocular ocorrer.