ASSINE
search button

Festival LivMundi promoverá açõesgratuitas de sustentabilidade

Programação vai oferecer aulas,palestras e oficinas aos cariocas

Compartilhar

Nos dias 8 e 9 de outubro, a Gávea e o Jardim Botânico serão palco de uma intensa e variada programação de atividades gratuitas sobre sustentabilidade.

Palestras, oficinas de culinária, aulas de yoga, feira de orgânicos e produtores locais, e atividades para crianças estão na agenda do LivMundi, evento que tem como proposta estimular uma vida mais saudável e sustentável através de medidas simples.

As atividades acontecerão no Jardim Botânico (Espaço Organismo Vivo), na Praça Santos Dumont (Espaço Terra), no Espaço Nirvana (Espaço Ar) e na Laje (Espaço Fogo).

“No LivMundi, abordaremos, de forma positiva, um tema de grande preocupação: como nossas escolhas afetam a nossa vida e o futuro das próximas gerações. Nossa proposta é ajudar os cidadãos do Rio a promover uma mudança de hábitos de forma simples e saudável. Além disso, vamos mostrar como novas tendências, como economia colaborativa e circular, são importantes aliados nesse novo movimento. As atividades do LivMundi serão todas gratuitas, pois queremos que todos, independentemente de classe social ou grau de instrução, se envolvam nessa mudança”, explica Luciane Coutinho, sócia da MashUp e idealizadora do projeto.

O LivMundi, será marcado pelo encontro de mentes e organizações de destaque no setor. Grandes profissionais, que atuam de forma separada em suas áreas, estarão reunidos, pela primeira vez, para falar sobre sustentabilidade com uma abordagem multidisciplinar. O economista, e Presidente do Presidente do Jardim Botânico, Sergio Besserman, abrirá o ciclo de palestras - dia 08, às 10h, no Teatro Tom Jobim. Nomes como Daniel Becker, Clarisse Linke e André Carvalhal também estão entre os convidados palestrantes, com a mediação do professor da PUC-RIO, e apresentador do programa Sobre Rochas, Marcelo Motta. Dia 09, às 18:00h, Eduarda de LaRoque encerra o evento com a sua palestra no Teatro Tom Jobim. Todas as palestras têm vagas limitadas e as inscrições são feitas através do site do evento.

Na Praça Santos Dumont, estarão reunidos produtores locais da feira gastronômica Junta Local e do Circuito de Feiras Orgânicas. Para as crianças, atividade sensorial e oficina de horta caseira oferecida pelo Instituto Moleque Mateiro, no gazebo Cia. Caminho Aéreo Pão de Açúcar, patrocinadora do evento.

Na Associação de amigos do JB, vai acontecer, no dia 08, às 9.30h, um troca-troca de brinquedos do Instituto Alana, logo após, às 11:30h, a criançada vai poder se divertir na Oficina de papelaria artesanal (Shopf Papier) e na parte da tarde, a programação conta com a Oficina de bambu por Vicente Barros, às 15:30h.

No dia 09, às 9:30h, o Instituto Maniva vai oferecer, uma Oficina de Tapioca para a criançada. Às 11:30h, a Olabi, vai aportar sua oficina de Costura High-Tech, criando Wearables. A Oficina de Reaproveitamento de Alimentos, comandada por Regina Tchely, da Favela Orgânica, será realizada às 15:30h, ensinando o público a preparar receitas utilizando as partes normalmente descartadas dos alimentos como, por exemplo, a casca de abacaxi e a folha de brócolis.

Outro destaque da agenda do LivMundi é a programação de aulas gratuitas no espaço Nirvana, na Gávea. Serão oferecidas diversas aulas, como ashtanga, vinyasa, pilates solo e meditação (com vagas limitadas e inscrições através do site do evento).

“Nossa ideia é fazer com que as pessoas entendam que podemos viver melhor, individualmente e em comunidade, com os recursos que já existem. Além de criar um espaço para que sejam apresentadas novas ideias e alternativas para uma sociedade mais sustentável”, explica Luciane, coordenadora do projeto e diretora da MashUp. A expectativa é que o evento passe a fazer parte do calendário oficial da Cidade.

Durante o evento, os locais onde vão acontecer as atividades do LivMundi serão interligados e sinalizados, considerando como ponto de referência o Jardim Botânico, chamado de espaço Organismo Vivo. A ideia é incentivar a mobilidade, fazendo com que o público transite a pé pelos espaços do Festival conforme suas escolhas e desejos.

Mais informações: www.livmundi.com