ASSINE
search button

Botox rejuvenesce a aparência e ajuda a controlar suor excessivo

Compartilhar

Botox é, na verdade, uma marca registrada de uma substância chamada toxina botulínica. Na medicina estética é utilizada para atenuar rugas da testa, região dos olhos e pescoço. Aplicada nas mãos, pés e axilas ajuda a diminuir a sudorese. O tratamento não é exclusividade feminina, os homens já são 20 a 30% dos pacientes.

Muitos famosos como as atrizes Cláudia Raia e Paula Burlamaqui já alegaram em várias entrevistas que  recorrem a esse recurso para rejuvenescer  a aparência, mas pouquíssimos admitem. As apresentadoras Fátima Bernardes e Ana Maria Braga fazem parte do seleto grupo que confessa que já aplicou Botox.  

Fátima já colocou botox em alguns pontos do rosto e acha que a prevenção  pode vir a adiar uma cirurgia plástica no futuro e Ana confessa ser vaidosa. “Não vejo problemas em dizer que me cuido. Quem trabalha com a imagem tem que estar bem para se apresentar ao telespectador”, afirmou a loira. A ex-dançarina Sheila Carvalho também é adepta do botox e confessa que de 6 em 6 meses aplica a substância, até como uma forma de prevenir rugas de expressão.  

Na face, a toxina botulínica é eficaz para aliviar temporariamente as rugas de expressão, que são formadas pelos movimentos repetidos de contração do músculo que acabam marcando a pele. “A substância paralisa a placa motora onde há o nervo que faz o estímulo pra contrair o músculo, ela não deixa que o músculo se contraia”, explica o cirurgião plástico Pablo Trindade, do Rio de Janeiro. 

Para as rugas profundas, outra técnica surte mais efeito: o preenchimento.  "Mas bem pouquinho", conta a atriz Giovanna Antonelli que também já admitiu: “gosto de dar uma retocada no botox e sou a favor dos procedimentos estéticos.”