ASSINE
search button

Exobiólogo alemão propõe alojar vida em outros planetas

Especialistas  tentam há décadas encontrar vestígios de vida alienígena no Sistema Solar

Compartilhar

Um cientista planetário da Alemanha propõe "acelerar" artificialmente o desenvolvimento da vida em planetas onde poderia existir vida, mas que ainda não se desenvolveu. A ideia é enviar para lá cápsulas com micróbios terrestres, escreve o cientista na revista Astrophysics and Space Science.

"Estamos confiantes que em breve iremos descobrir um grande número de exoplanetas, que são habitáveis por natureza, mas onde a vida não pode existir permanentemente. Em tais planetas a vida pode existir em princípio, mas simplesmente não tem tempo para se desenvolver independentemente por causa de explosões de supernovas e outros fatores", disse Claudius Gros da Universidade de Frankfurt (Alemanha). 

Os cientistas planetários e exobiólogos tentam há décadas encontrar vestígios de vida alienígena no Sistema Solar – em Marte, Vênus e nas luas de Júpiter e Saturno. Seu receio principal é que possamos levar casualmente para outros planetas os esporos de micróbios terrestres, assim "contaminando-os" e tornando impossível a procura de organismos verdadeiramente alienígenas.

Claudius Gros propõe remover este "tabu" e não o aplicar em missões que no futuro irão até mundos potencialmente habitáveis como, por exemplo, o Proxima Centauri b, o planeta semelhante à Terra mais próximo de nós. Além disso, em sua opinião, temos que enviar a esses exoplanetas sondas robóticas que irão verificar a presença ou possibilidade de haver vida neles e "semeá-los" com micróbios sintéticos.

Surge a pergunta: por que precisamos de fazer isso. De acordo com o exobiólogo, isso ajudará a humanidade a iniciar a evolução da vida em toda a galáxia, bem como para obter plataformas no espaço para construir colônias humanas em torno de outras estrelas que sejam habitadas por organismos usuais e familiares antes de os futuros colonos aí chegarem.