ASSINE
search button

UERJ inaugura primeiro centro público para tratamento de disfunções miccionais 

Compartilhar

Mesmo diante da atual crise financeira que atinge o Estado, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) irá inaugurar, no dia 30 de agosto, às 11h30, o primeiro centro público do país para tratamento de problemas miccionais em crianças e adultos. O local foi batizado de “Núcleo de Disfunção Miccional (NDM)” e é uma iniciativa da Unidade Docente Assistencial da Urologia da UERJ. O Núcleo está localizado na Policlínica Piquet Carneiro (Avenida Marechal Rondon, 381, São Francisco Xavier), próximo ao Maracanã e à comunidade da Mangueira e o evento de inauguração terá a presença do Secretário Estadual de Saúde, Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, do Reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Ruy Garcia Marques, e do Diretor da Policlínica, Luis Cristóvão de Moraes Sobrino Pôrto.

Segundo o Dr. Ronaldo Damião, professor titular de Urologia da UERJ e coordenador do Núcleo, serão oferecidos atendimentos a pacientes com problemas miccionais, como incontinência urinária em crianças que nascem com deformidade da coluna; pacientes com lesão de medula, como os paraplégicos; mulheres multíparas que têm perda de urina após esforço físico, tossir ou espirrar, assim como para pacientes submetidos a cirurgias de próstata e que ficam com problemas para controlar a urina. Pacientes idosos que sofrem com isto também receberão a atenção necessária.

No centro, o atendimento será realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por urologistas, ginecologistas, pediatras, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas. O Núcleo de Disfunção Miccional funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aara ter acesso ao atendimento, será necessário agendar a consulta pelo telefone 2334-2262.

De acordo com Damião, a UERJ está mantendo contato com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde para estabelecer parcerias para atendimento a toda população e também oferecer equipamentos para que possam ser utilizados cirurgicamente em casos de difícil solução.