ASSINE
search button

Facebook celebra o 'Dia do Internauta'

Compartilhar

Uma das principais redes sociais do mundo, o Facebook, realizou nesta terça-feira, dia 23, uma homenagem ao "Dia do Internauta", data que recorda o primeiro acesso a rede World Wide Web (www), realizado há 25 anos.   

Em 6 de agosto de 1991, o engenheiro Tim Berners-Lee recebeu uma encomenda da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern) para criar um sistema em que os cientistas compartilhassem informações internacionalmente, uma espécie de banco de dados que pudesse ser acessado de qualquer terminal. Assim surgiu a primeira página online.   

No entanto, foi apenas em 23 de agosto que o primeiro acesso à web foi registrado e a data foi batizada como o "Dia do Internauta".   

O primeiro internauta foi o belga Robert Cailliau, um engenheiro de informática que, junto com Berners-Lee, desenvolveu o conceito da World Wide Web.   

Desde 1995, o número de usuários apresenta constante crescimento. Até o momento, ao menos 1 bilhão de sites foram criados e 3,4 bilhões de usuários utilizam a rede, sendo que cerca de 1,7 bilhão deles estão cadastrados no Facebook.

 

A rede social recordou a data com uma mensagem de agradecimento para Berners-Lee e outros pioneiros da Internet, que ajudaram a tornar o mundo mais aberto e conectado.   

Na publicação há uma imagem com dois astronautas, um segurando um computador e o outro um smartphone, e dentro dos aparelhos emergem dois usuários de mãos dadas. O objetivo da foto é fazer uma analogia entre "astronauta" e "internauta", enquanto um "navega" pelo espaço, o outro pela web.