ASSINE
search button

Vai fazer lipoaspiração? Veja as principais dúvidas sobre a cirurgia mais comum no Brasil

Compartilhar

O frio faz do inverno a estação preferida de quem pretende fazer cirurgias plásticas e a lipoaspiração é uma das mais requisitadas. Pablo Trindade, cirurgião plástico da SBCP-RJ reponde abaixo algumas perguntas sobre a cirurgia em questão:

1 - Quem é um bom candidato para a Lipoaspiração? 

Pacientes com boa elasticidade da pele e com gordura localizada em áreas específicas do corpo. Ela remodela e melhora o contorno ou proporção corporal. Ela não está indicada em pacientes com flacidez de pele ou que busquem emagrecimento com a cirurgia. Tudo isso é avaliado e discutido durante a consulta.

2 - Quais as regiões do corpo é possível faz uma lipo?

A lipoaspiração pode ser usada para tratar (“lipoaspirar”) diversas áreas do corpo tais como; Abdome, dorso (costas), flancos (cintura), trocanter (culotes), entre-coxas, parte interna dos joelhos, tornozelos, braços, peito, pescoço e bochechas. Pode ser feita isoladamente ou associada a outras cirurgias plásticas como a abdominoplastia, ginecomastia e o facelifting.

3 - Qual a diferença da lipoaspiração e da Lipoescultura?

As duas buscam a eliminação de gorduras localizadas em áreas diversas do corpo. Na lipoaspiração a gordura é descartada e na Lipoescultura essa gordura é reaproveitada para realização de enxertos. É a Lipoenxertia que busca dar volume a áreas específicas tais como a região glútea (bumbum).

4 - Que tipo de anestesia é usada?

Depende muito do tamanho da cirurgia. Lipodistrofias (acúmulo de gordura) localizadas e pequenas, podem ser feitas com anestesia local (presente na solução anestésica da Lipoaspiração dita Solução Tumescente) mas a grande maioria das Lipoaspirações são realizadas com anestesia geral. Isso pode variar muito de acordo coma preferência da equipe cirúrgica.

5 - Quanto tempo dura a cirurgia?

Também depende do tamanho do procedimento. Lipoaspirações localizadas tendem a ter um tempo cirúrgico menor. Grandes lipoaspirações com Lipoenxertias podem ser procedimentos mais demorados.

6 - As cicatrizes são grandes? Onde ficam?

Geralmente são bem pequenas e suficientes para introduzirmos a cânula de Lipoaspiração. Procuramos usar dobras ou sulcos naturais da paciente para tentar “disfarçar” essas pequenas cicatrizes, que ao longo do tempo, ficam pouco perceptíveis.

7 - Qual é o período de internação?

Variável. Depende novamente do tamanho da cirurgia. Lipoaspirações localizadas o paciente pode ir embora no mesmo dia. Lipoaspirações maiores exigem um período de internação entre 24-48h para repormos as perdas hidroeletrolíticas presentes durante a cirurgia. Não podemos esquecer que no “aspirado” temos além de gordura, sangue, líquidos e eletrólitos fundamentais ao funcionamento do nosso corpo. A maioria da reposição é feita durante a cirurgia ou no pós-operatório imediato ainda durante a internação. O restante é realizado pela própria paciente com uma boa alimentaçãoe ingestão de líquidos, orientada pelo seu cirurgião e equipe, nos primeiros dias de pós-operatório.

8 - É necessário usar dreno?

Lipoaspirações isoladas não. Não é rotina. Quando associadas a outra cirurgia como a abdominoplastia, pode ser utilizado sim, mas pelo risco de sangramento da cirurgia combinada e não da Lipoaspiração somente. Depende muito da rotina de cada cirurgião mas geralmente não é utilizado.

9 - Por quanto tempo usa-se a cinta no pós operatório?

Costumo utilizar por um mês 24h por dia. No segundo mês 12h sim e 12 h não. Varia muito de caso a caso mas geralmente essa é minha rotina,

10- O pós operatório é muito doloroso?

O primeiro e segundo dia de pós-operatório podem ser um pouco dolorosos. Varia muito de acordo com o limiar da dor de cada paciente e da resposta aos analgésicos prescritos. Geralmente a dor é muito pouca, seria mais um desconforto que tende a desaparecer no terceiro dia de pós-operatório.

11 - Como a sensibilidade da área operada?

Geralmente os pacientes queixam-se da perda de sensibilidade temporária no local da Lipo. Essa perda temporária é produzida pela destruição de pequenas terminações nervosas produzido pelo trauma cirúrgico das cânulas ou pelo edema pós-operatório. A sensibilidade tende a retornar após algum tempo de pós-operatório.

12- Como é a recuperação pós-operatória da lipo?  

Quando bem acompanhada o pós-operatório é bem tolerado pela paciente. Pouca dor e retorno rápido as atividades usuais.

13 - Quando são retirados os pontos?

Entre 7 e 10 dias de pós-operatório.

14- Quando se alcança o resultado definitivo de uma lipoaspiração?

Quando se estabelece durante o pré-operatório uma boa relação médico-paciente. O cirurgião deve orientar bem o paciente e explicar as limitações do procedimento. Se houver o bom entendimento por parte do paciente a cirurgia deve ser realizada. Pacientes com expectativas divergentes do plano cirúrgico estabelecido não devem ser operados.

15- Quando é permitido voltar as atividades profissionais e físicas?

Entre 15 e 20 dias de pós-operatório libero para atividades leves como caminhadas. Após esse período, atividade aeróbica leve está bem indicada. Musculação geralmente após 30 dias. Essa é minha rotina.

16 - Qual é o risco de complicações na Lipoaspiração?

O risco está presente como em qualquer procedimento cirúrgico. Depende muito do tamanho e tempo da cirurgia, bem como as comorbidades pré-existentes de cada indivíduo. Esse risco é minimizado quando realizado um bom pré-operatório, quando realizado por equipe especializada em hospital seguro e com suporte avançado (CTI) caso necessário e quando todas as medidaspreventivas possíveis forem feitas. As complicações pós-operatórias tardias são minimizadas com um bom acompanhamento.

17 -A Lipoaspiração pode ser associada a outras cirurgias?

Sim. Na realidade as outra cirurgias que podem ser associadas a lipoaspiração que, na maioria das vezes, é complementar (“acabamento”) como na abdominoplastia.

18 - Posso fazer Lipoaspiração antes de engravidar?

Sim. Não há problemas. Na verdade quando falamos em lipoaspiração de abdome especificamente e na maioria dos casos, é realizada em pacientes que não tiveram gestações prévias. Pacientes que possuem flacidez de pele e de parede abdominal pós-gestacional, são candidatas a abdominoplastia ou a mini-abdominoplastia.

19 - No caso de engravidar depois da lipo perderei o resultado da cirurgia?

Lipoaspiração remove gorduras localizadas. Se a paciente ganhar peso durante a gravidez e acumular gordura em locais indesejados é possível que sim. Em termos de abdome, novamente, devido a gestação a paciente desenvolve flacidez de pele e parede abdominal que devem ser corrigidas com abdominoplastia ou mini-abdominoplastia associadas ou não a uma lipoaspiração complementar. 

20- É necessário fazer drenagem pós operatória?

Minha rotina é realizar a drenagem linfática. Ajuda muito com o edema (inchaço) e mobiliza a gordura residual. Ajuda também na prevenção das temidas fibroses. Não é obrigatório. Alguns cirurgiões não utilizam.

21 - Para que serve o ultrassom no pós operatório da Lipoaspiração?

Acho que você quis dizer no pré-operatório. Avalia a integridade da parede abdominal excluindo a possibilidade de hérnias ou outros defeitos de parede. Evita assim acidentes provenientes da passagem da cânula de lipoaspiração.

Ou no pós-operatório utilizado por alguns profissionais que fazem a drenagem linfática. Não é minha rotina. Não utilizo.

22 -Qual médico está apto a realizar a Lipoaspiração?

Cirurgião Plástico Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

23 - O que é a "mini lipo"?

Minilipo, hidrolipo, HLPA, lipo light, lipo de alta definição, etc são terminologias basicamente comercias para o mesmo procedimento; A lipoaspiração reconhecida e autorizada pelo Conselho Federal de Medicina e realizada pelo Cirurgião Plástico Habilitado.

A “mini lipo” ao meu entendimento seria uma Lipoaspiração realizada em ambiente hospitalar com cirurgião plástico capacitado, de uma área localizada (pequena) e volume do aspirado pequeno. Qualquer variante dessa terminologia e que não respeite esses pré-requisitos eu não poderia comentar pois não faz parte do meu arsenal e nem da minha formação como Cirurgião Plástico.

24- A mini lipo é mais segura do que a lipo tradicional?

De acordo com o que eu respondi na pergunta anterior, se todos os critérios de segurançaforem tomados, se a cirurgia está sendo realizada por equipe especializada os riscos seriam os mesmos que qualquer outro procedimento cirúrgico. A única diferença seria no volume lipoaspirado. No caso da mini lipo ou lipoaspiração localizada (sob a mesma técnica tumescente) X Lipoaspiração poderia ser menor na “min lipo” pelo tempo, trauma cirúrgico e volume aspirado menores, diminuindo assim as perdas e o “stress” cirúrgico. Qualquer outro uso da terminologia “mini lipo” eu desconheço e não poderia opinar.