ASSINE
search button

Amamentação contribui para o desenvolvimento sustentável e reduz desigualdades sociais

Compartilhar

Com a frase “Amamentação: faz bem para o seu filho, para você e para o planeta”, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e o Ministério da Saúde lançam, no dia 06 de agosto, sábado, a campanha que marca a XXV Semana Mundial da Amamentação (SMAM). Este ano, o objetivo é chamar a atenção para a importância do aleitamento materno para que sejam alcançadas as 17 metas dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” definidos pela ONU e que irão orientar as agendas nos próximos 15 anos. A Semana é uma iniciativa da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, a sigla em inglês) e ocorre em mais de 130 países. 

Para Elsa Giugliani, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP, o tema é muito oportuno, até porque a “amamentação perpassa todas as metas das Nações Unidas, com destaque para a de nº 10, que objetiva reduzir as desigualdades sociais”. A professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul salienta que, acessível a todas as camadas sociais, a prática do aleitamento materno é um dos poucos comportamentos de saúde positivos que é mais frequente entre as mulheres dos países pobres. A informação está na série da revista britânica The Lancet dedicada ao aleitamento materno, recentemente publicada. A série é composta por dois artigos, um dos quais liderado pelo brasileiro Cesar Victora.  Dra Elsa está entre os pesquisadores de estudos especialmente encomendados pela OMS para fornecer informação de base para essa série. 

De acordo com o primeiro artigo da série, o leite materno, se praticado em níveis quase universais, poderia evitar a morte de 823 mil crianças menores de 5 anos e 40 mil óbitos de mulheres por câncer de mama a cada ano no mundo, além de um terço das infecções respiratórias e metade dos casos de diarreia em crianças nos países de média e baixa renda. Houve também forte correlação entre aleitamento materno aos seis meses e Produto Interno Bruto per capita. Cada vez que o PIB duplicava, a frequência da amamentação aos 12 meses caía dez pontos percentuais. Importante ressaltar que o Brasil recebeu destaque pelos notáveis avanços nos indicadores de amamentação, passando de uma duração de 2,5 meses na década de 70 para mais de 12 meses atualmente. 

O aleitamento materno é muito relevante também para o alcance do terceiro objetivo sustentável, que diz respeito à boa saúde e ao bem-estar. “É inquestionável seu papel na prevenção de doenças, não só no período em que a criança está recebendo o leite materno, como em toda a sua vida. Isso porque reduz a chance da pessoa vir a desenvolver algumas doenças crônicas, como sobrepeso, obesidade e diabetes”, salienta a dra. Elsa. Segundo os estudos que subsidiaram o trabalho apresentado na The Lancet, os indivíduos amamentados ou amamentados por mais tempo têm chance 26% menor de apresentar sobrepeso e obesidade.

Outra meta da ONU muito associada ao aleitamento materno é a quarta, que refere-se à educação de qualidade. “Como a amamentação está relacionada ao melhor desenvolvimento mental e cognitivo, favorece a aprendizagem”, ressalta Elsa Giugliani. Os estudos mostram uma média maior de QI de 3,34 pontos entre as crianças amamentadas quando comparadas com as não amamentadas ou amamentadas por menos tempo, o que significa também ganho em escolaridade e renda aos 30 anos.

Vantagens da amamentação relacionadas aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU/ alguns exemplos:

- Objetivos 1, 2 e 10 – Erradicação da pobreza/ “Fome zero”/ Redução das desigualdades/A amamentação é acessível a todas as camadas sociais e reduz os gastos da família com leites artificiais, mamadeiras, gás, doenças etc./As mulheres dos países pobres amamentam mais. A amamentação exclusiva nos primeiros 6 meses e continuada até dois anos ou mais fornece nutrientes de alta qualidade com segurança alimentar, ajudando a prevenir a fome e a subnutrição. Entre as crianças menores de 6 meses, 53% não estavam em aleitamento materno exclusivo nos países de baixa renda e 61 a 63% nos de média renda.

- Objetivo 3 – Boa Saúde e Bem-Estar/ A amamentação previne não apenas as doenças comum na infância, como diarreia, infecções respiratórias e otites, mas também as crônicas, como sobrepeso/ obesidade (com chance 26% menor de desenvolvê-los) e diabetes. As mulheres que amamentam por mais de 12 meses têm risco 26% menor de ter câncer de mama.

- Objetivo 4 –Educação de qualidade. Foi observada uma média maior de QI de 3,34 pontos entre as crianças amamentadas em comparação com as não amamentadas ou amamentadas por menos tempo, o que significa também ganho em escolaridade.