ASSINE
search button

Bichectomia: Cirurgia para afinar o rosto se torna febre no Brasil

Compartilhar

Uma das muitas armas para reduzir gorduras do corpo, a bichectomia vem se tornando febre no país. O procedimento, que é a retirada de um acúmulo de gordura de dentro das bochechas, é largamente realizado por celebridades estrangeiras, atrizes de Hollywood e recentemente chegou ao Brasil.

O cirurgião-plástico brasiliense Sérgio Morum explica o procedimento. “Literalmente, é realizado um corte de um centímetro, na região interna das bochechas, para retirada da Bola de Bichat, que é uma estrutura gordurosa presente entre dois músculos responsáveis pela mastigação. Como consequência, o rosto fica com um visual mais fino.”

Na lista de celebridades que já aderiram à bichectomia, estão Angelina Jolie, Kim Kardashian, Megan Fox e Jennifer Aniston. No Brasil, Glória Pires já realizou o procedimento para buscar um rosto mais fino.

Dr. Morum conta que não há grandes critérios para se realizar a cirurgia. “Ela é feita para fins estéticos. O cirurgião avalia o rosto do paciente, já que não é possível detectar a Bola de Bichat por exames. No momento, ele identifica onde está localizada a gordura, e a retira. Não é necessário realizar um segundo procedimento, visto que essa gordura é acumulada no rosto apenas uma vez.”

A recuperação, segundo Dr. Morum, é curta e rápida. “Por ser um procedimento simples, o prazo de recuperação também é, de uma semana, apenas. No primeiro dia, o paciente precisa cumprir uma dieta líquida fria ou gelada, e no segundo, apenas dieta pastosa macia, como arroz e frango. Durante a recuperação, não é indicado a realização de atividades físicas.”