ASSINE
search button

Especialista aponta quatro problemas de saúde ligados à gengiva

Compartilhar

Regra número um: gengiva saudável não sangra! E não é só com a gengivite e problemas bucais que devemos nos preocupar caso, existem inúmeros tipos de doenças que começam pela boca ou que apresentam seus primeiros sintomas assim. Segundo o cirurgião-dentista Mario Groisman, Mestre em Ciências Dentais pela Universidade de Lund, na Suécia, doenças cardiovasculares; partos prematuros e nascimentos de baixo peso; descontrole da diabete, são algumas das enfermidades que também podem ser associadas à saúde bucal.

O que você acha de conversar com o Dr Mário Groisman sobre a importância de ter gengiva saudável? Ele pode falar sobre os sintomas da gengivite e periodontite, as causas e os cuidados para não ter o problema, e os tratamentos. Ele também pode falar sobre como identificar se a gengiva está saudável de acordo com a cor.

Confira os problemas de saúde listados por Dr. Mario Groisman:

- Inflamação

Se as suas gengivas estão inflamadas , você pode ter inflamação em outras partes do seu corpo. Se você não remover essa placa pela escovação e uso do fio dental , as bactérias podem entrar através de sangramento nas gengivas e irem para outras partes do corpo,  podendo estabelecer-se em vários lugares e causar inflamação.

- Diabetes

Diabéticos podem apresentar, entre outros sinais, hálito de "acetona", inflamações das gengivas e perda óssea ao redor dos dentes, feridas bucais e boca seca. Os portadores da doença têm, aproximadamente, quatro vezes mais chances de ter inflamações das gengivas e perdas do suporte ósseo dos dentes.  

- Doenças cardiovasculares

Segundo estudos, pacientes com cardiopatia tem de duas a três vezes mais problemas periodontais do que as pessoas que não tem a doença. O que ocorre é que o ferimento na gengiva causado pela periodontite é a porta de entrada para a bactéria cair na corrente sanguínea. Quando isso acontece há o risco de parar no coração, o que provoca inflamação nas artérias. Esse processo pode aumentar, inclusive, os níveis de colesterol de um indivíduo.  - Parto Prematuro

A doença periodontal pode trazer inúmeros malefícios tanto à gestante, pelo desconforto e dor típicos desta alteração, quanto ao feto em formação. Há diversos estudos que comprovam que mães com doença periodontal têm mais chance de ter filhos prematuros (abaixo de 37 semanas de gestação) e com baixo peso (inferior a 2500 g).