ASSINE
search button

Pais e responsáveis recebem atenção especial em escola municipal para autistas de São João de Meriti

Compartilhar

Referência na educação de alunos autistas no estado do Rio de Janeiro, a Escola Municipal Especial Professora Mariza Azevedo Catarino trabalha para proporcionar sempre um ensino que colabore com o aprendizado e com o desenvolvimento dos 219 alunos com o TEA – Transtorno do Espectro do Autismo matriculados na unidade. Para alcançar esse objetivo, além dos profissionais especializados que atuam na escola, e da ótima estrutura física oferecida pela unidade, que teve um novo prédio construído pela Prefeitura de São João de Meriti, a participação dos pais é fundamental nesse processo e faz parte do dia a dia escolar dos alunos. 

Neste sentido, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Divisão de Educação Especial, vem desenvolvendo um importante trabalho com os responsáveis, intitulado: “Projeto Família na Escola, o Alicerce do Sucesso”. Enquanto aguardam seus filhos durante o horário escolar, os pais participam de diversas atividades, palestras e oficinas desenvolvidas pela equipe de orientação educacional da unidade.

“Alguns alunos necessitam que seus responsáveis permaneçam no ambiente escolar. Isso faz com que eles se sintam mais confortáveis, percebendo que a pessoa que é o seu referencial de família está por perto. Pensando nisso, iniciamos esse projeto com os pais, com o objetivo de ocupar esse período de espera com atividades que sejam positivas e tragam benefícios para eles”, explica a chefe da Divisão de Educação Especial do município, Denise Pereira.

Mãe do aluno João Chaves Alvarenga, de 11 anos, Adriana Dias é participante assídua das atividades, já tendo até mesmo ministrado uma palestra para os demais pais da unidade. Ela conta sobre a importância desse trabalho e das trocas de experiências com outras famílias. “Esse projeto tem sido muito importante para todos nós. Tive a oportunidade de palestrar sobre o tema superação. Foi maravilhoso poder compartilhar experiências e conhecimentos com outras pessoas, que também têm uma rotina agitada como a nossa. A orientação educacional desta escola está de parabéns por esse trabalho, que integra os pais ao ambiente escolar e proporciona aprendizado e momentos divertidos para todos nós”, disse Adriana, que está na unidade desde 2013.   

A orientadora educacional, Lívia Frazão dos Anjos, é a responsável por desenvolver as oficinas musicais no projeto. A atividade tem sido tão positiva, que ela já pensa em criar um coral com os pais da unidade. “A minha proposta em relação aos responsáveis é proporcionar momentos de descontração e de resgate da autoestima através da música, uma vez que muitos deles acabam se anulando em decorrência das questões dos filhos. Temos ainda o projeto de criar um coral bem animado, onde eles possam se divertir, cantar e sair um pouco de suas rotinas. O responsável estando bem, reflete diretamente na aprendizagem do aluno, e para isso, a família também precisa estar bem cuidada, esse é o nosso objetivo”, ressalta a orientadora.

Com um filho matriculado na unidade desde 2007, a dona de casa, Lucia Helena de Oliveira é uma das mais participativas. “Eu sou uma mãe veterana na unidade, estou desde o início da escola e acompanhei de perto as suas transformações e melhorias. Posso dizer que a Mariza Catarino é tudo pra mim. Cheguei sem entender muito sobre o autismo, meio desorientada, e aqui me encontrei. Procuro sempre seguir as orientações passadas pelos profissionais da unidade e participar de todas as atividades possíveis. Tenho obtido um resultado muito bom com tudo isso. Apesar do meu filho ter um grau de autismo mais severo, nós temos avançado bastante com as atividades propostas e com todas as orientações e aprendizados. O trabalho da escola é excelente e eu me sinto muito bem aqui”, afirmou a mãe do aluno Mateus Oliveira, de 21 anos.    

A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eneila de Lucas, destaca a atenção com os pais na unidade. “A educação inclusiva tem características bastante peculiares. Esse cuidado e afeto no acolhimento dos responsáveis na escola são fundamentais para que tenhamos avanços significativos na aprendizagem dos alunos. Com este projeto, os pais ficam cientes e participam da proposta pedagógica que é trabalhada na unidade”.

Além de palestras e atividades já realizadas, estão programadas para o mês de julho oficinas pedagógicas com os pais, com o objetivo de orientá-los para que possam dar continuidade, em suas casas, ao trabalhado desenvolvido em sala de aula com seus filhos. A Escola Municipal Especial Professora Mariza Azevedo Catarino fica na Avenida Mendes de Oliveira, s/nº, no bairro Grande Rio. O telefone da unidade é 2650-2045.