ASSINE
search button

Criador de aves ornamentais e silvestres pode emitir guia de trânsito pela internet

Compartilhar

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio de sua Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), habilitou acesso para emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) Eletrônica para aves ornamentais e silvestres, garantindo mais agilidade ao criador. A habilitação está valendo para todo o Estado desde esta terça-feira, 28 de junho, e serve para emitir a guia para qualquer finalidade de trânsito dentro do território paulista.

Como informa o médico veterinário da Secretaria José Eduardo Alves de Lima, que responde pelo Grupo de Defesa Sanitária Animal na CDA, “para ter acesso ao sistema é preciso que o local onde se encontram as aves e o médico veterinário que emitirá o atestado sanitário sejam cadastrados para lançar o documento no sistema Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave). Feito isso, o criador poderá fazer a emissão eletrônica da GTA a qualquer hora e em qualquer lugar”.

A Guia é o documento zoosanitário necessário para movimentação dentro do território nacional de animais de peculiar interesse do Estado. A Coordenadoria de Defesa Agropecuária disponibiliza a sua emissão pelo Sistema Gedave. A importância do documento eletrônico é que ele dá segurança e garante o controle do trânsito de animais pelo serviço oficial, além de permitir a rastreabilidade das aves.