ASSINE
search button

93% das pessoas não consomem alimentos que consideram importantes para saúde

Compartilhar

A cartilha para manter um estilo de vida equilibrado todo mundo já leu, mas segui-la à risca é bem mais difícil. Prova disso é que 93% dos participantes da pesquisa “O impacto da rotina moderna na busca de uma vida saudável” afirmam que deveriam ingerir mais de algum alimento (59% das pessoas disseram sementes, 45% frutas, 44% alimentos integrais e 40% verduras e legumes), mas não conseguem, deixando de consumir nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo e da mente.

Realizado pela área de Pesquisa e Inteligência de Mercado da Editora Abril, em parceria com a marca Centrum, o estudo mostrou também que 96% das pessoas não conseguem incorporar ao dia a dia atitudes que consideram saudáveis – como comer de três em três horas, praticar exercícios físicos e ter um hobby. Os principais motivos para que isso aconteça são ‘não tenho tempo (29%)’ e ‘acho difícil realizar isso (20%)’. 

O doutor em Nutrição e professor da Universidade de São Paulo Antonio Herbert Lancha Junior destaca que mudar atitudes é um desafio muito grande, principalmente se as pessoas não percebem os benefícios desse esforço. “Qualquer mudança de hábito requer uma quantidade muito grande de energia, repetição e persistência”, diz. “Criar pequenas situações que tragam bons resultados é uma forma de repensar seu dia a dia e, assim, conseguir incorporar novos hábitos. Comece fazendo uma pausa no trabalho para comer um lanche saudável e já será possível perceber os benefícios para o corpo”, aconselha. 

Consequências da nutrição deficiente

A pesquisa, realizada com indivíduos a partir de 25 anos das classes A, B e C de todas as regiões do país, aponta ainda que 47% dos participantes sentem que não são tão saudáveis como gostariam e 45% sentem-se culpados quando não comem da maneira que consideram adequada para ter saúde e qualidade de vida, prevenir doenças e ter energia. O resultado desse comportamento, como explica Lancha Junior, é que o corpo fica sobrecarregado e não se recupera bem das demandas do dia a dia. 

“O corpo humano é muito adaptável, mas cobra caro por trabalhar constantemente em grande esforço. A pessoa fica mais cansada e dorme mal, por exemplo”, comenta. Essas consequências foram confirmadas na pesquisa e os participantes apontam que a alimentação inadequada resulta em falta de energia (49% de menções), mau funcionamento do intestino (45%) e cansaço constante (37%). 

A culpa é da vida moderna

Uma rotina corrida e estressante foi citada por 35% dos entrevistados como obstáculo para uma nutrição saudável. Para 34%, deles ficar muito tempo fora de casa é a maior dificuldade, e 28% culpam a falta de tempo. A dica de ouro do especialista para driblar essas questões e alcançar uma vida saudável – item que recebeu nota 6,6 dos participantes da enquete – é colocar-se em primeiro lugar. “Não se trata de egoísmo, pois ao cuidar de você primeiro, você entrega mais qualidade para outros, seja a empresa para a qual trabalha, seja sua esposa ou marido e seus filhos”, explica. “Programe seu dia, leve água e lanches saudáveis na bolsa. A nutrição deve fazer parte da sua agenda como qualquer compromisso”, orienta.