ASSINE
search button

Diretor do CNPq, Dr. Marcelo Marcos Morales toma posse como Membro Titular da ANM

Compartilhar

Em Sessão Solene realizada na terça-feira, 14 de junho, o Professor Dr. Marcelo Marcos Morales, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ) e Diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúdedo CNPq, tomou posse como Membro Titular da Academia Nacional de Medicina. O Novel Acadêmico ocupa a Cadeira No. 93 da Secção de Ciências Aplicadas à Medicina, no lugar do saudoso e inesquecível Acadêmico Gilberto Mendes de Oliveira Castro. 

Diante de auditório repleto de familiares, amigos, colegas de trabalho e Acadêmicos, o Professor foi conduzido pela Comissão formada pelos Acadêmicos Antônio Paes de Carvalho, Eliete Bouskela, José Jesus de Camargo, Marcello Barcinski, Sérgio Bydlowski e Wanderley de Souza.Após proferir o tradicional juramento Acadêmico, que fala sobre a lealdade e a fraternidade dos membros da Academia Nacional de Medicina, Marcelo Marcos Morales recebeu do Presidente Acadêmico Francisco Sampaio, o colar e medalha e diploma Acadêmico.

Acima, a Mesa Diretora: Prof. Edson Watanabe, Diretor da Coppe/UFRJ; Acad. Pietro Novellino (ex-Presidente ANM); Acad. AntonioNardi (Secretário Geral);Acad. Francisco Sampaio,Presidente da ANM; Prof. Herman Chaimovich, Presidente CNPq; Prof. Jorge Guimarães, ex-Presidente CAPES e Presidente Embrapii, Prof. Egberto Moura, Pró-Reitor Pós-Graduação e Pesquisa, UERJ

A saudação do novel Acadêmico ficou a cargo da Acadêmica Patrícia Rocco, que, em seu discurso, além de apresentar a trajetória profissional do empossado, ressaltou características de sua personalidade como sua curiosidade, organização e perfeccionismo. 

Iniciando seu discurso de posse, o Acadêmico Marcelo Marcos Morales agradeceu ao Presidente Acadêmico Francisco Sampaio pela gentileza com a qual foi recebido na ocasião de sua inscrição. Segundo o Professor, a decisão de decidir concorrer à vaga na Academia Nacional de Medicina não foi fácil, mas que todos os passos deste processo o fizeram amadurecer. 

Após apresentar breve histórico da cadeira que passa a ocupar (Cadeira nº 93), fez agradecimentos à Comissão, à saudação da Acadêmica Patrícia Rocco e proferiu palavras emocionadas ao falar de sua família. O Professor Marcelo Marcos Morales, que toma posse como 661º Acadêmico, torna-se o Membro Titular mais jovem da instituição. 

Ao final da solenidade, o Presidente Acadêmico Francisco Sampaio lembrou a campanha serena realizada pelo Acadêmico, ressaltando os inúmeros títulos e a determinação do mesmo para integrar a Academia Nacional de Medicina. Ao final dessa breve saudação, fez leitura de trecho da “Oração a nossos pares”, do inesquecível Acadêmico Álvaro Cumplido de Sant’Anna, que, segundo o Presidente, resumetudo aquilo que um Acadêmico deve ser e deve fazer por esta casa. Segue:

“Quem não trabalha pela Academia quando nela ingressa é como se deixado houvesse no vestíbulo a própria honra. Quem não se esforça pela Academia quando nela é recebido juntando um tijolo trai a sua esperança. Serás um judas que iludiu a sua confiança. Atraiçoa os que fraternalmente o acolheram. Roubou a vez a um possível justo, a todos enganando. Na Academia só não será grande quem já nasceu para continuar pequeno. Para isso suceder, o imprevisível aconteceu. Não cremos que alguém haja traído o juramento que prestou após as muitas lutas que travou para conseguir atravessar o peristilo do sodalício. Se despreparado venceu foi mercê de doloroso equívoco, o que não é próprio dela, a Casa desejada. O peristilo é grandioso, mas é próprio da natureza humana tentar alcançar o que parece inatingível.”, concluiu o Presidente Francisco Sampaio.