ASSINE
search button

Confraria de endocrinologia debate tratamentos para obesidade

Compartilhar

No mundo há um total de 2,1 bilhões de indivíduos acima do peso, segundo levantamento feito em 2014 pelo Instituto de Métricas e Avaliações de Saúde (IHME), em Washington. Só no Brasil, metade da população adulta está nesta situação, 58% das mulheres e 52% dos homens, fazendo com que o país seja o 4º do ranking com mais pessoas obesas.

Estes dados alarmantes serão abordados na 1ª Confraria de Endocrinologia da Germed Pharma, que acontece neste sábado (25), às 19h30, no Hotel Windsor, Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Na programação, “As opções de tratamento para a obesidade disponíveis no Brasil e no mundo e a escolha da associação orlistate + sibutramina no tratamento de pacientes obesos”, será o tema da palestra do endocrinologista e ex-presidente da Federação Mundial de Obesidade, Walmir Coutinho.

“O sedentarismo associado ao frequente consumo de alimentos industrializados torna o organismo propício ao desenvolvimento da obesidade. O fator predisposição genética acentua ainda mais os riscos inerentes a estes hábitos, aumentando o risco do indivíduo tornar-se obeso”, afirma o médico. “Sendo assim, o termo ’lutar com a balança‘ pode ser interpretado ao pé da letra, já que até mesmo os fatores biológicos podem estar a favor do ganho de peso”, completa.

Apesar do problema também estar relacionado a fatores genéticos e ao sedentarismo crescente, uma influência importante no aumento da obesidade são os hábitos alimentares. Uma pesquisa do Ministério da Saúde revelou que 34,6% dos brasileiros comem em excesso carnes com gordura, por exemplo. Além disso, 29,8% dos brasileiros consomem refrigerantes pelo menos cinco vezes na semana, enquanto apenas 20,2% da população ingere a quantidade de frutas e hortaliças recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Não somos só o que comemos

Os casos de obesidade, em sua maioria, exigem um trabalho interdisciplinar da medicina. Além de mudanças na alimentação e incentivo à prática de atividade física, é necessário haver uma combinação com medicamentos que auxiliam a quebra dos fatores biológicos que impedem o emagrecimento.

As medicações são um agente coadjuvante, porém, de extrema importância no combate à obesidade, pois atuam no organismo se contrapondo aos fatores biológicos que impedem o emagrecimento, podendo intervir tanto na saciedade como também na absorção da gordura ingerida”, afirma o médico.

O cloridato sibutramina é um princípio ativo que leva a uma redução significativa do peso corporal nos primeiros meses de tratamento através de um duplo mecanismo: redução da ingestão de alimentos pelo aumento da saciedade e diminuição da fome, e prevenção do declínio do gasto energético.

Sua prescrição combinada com o orlistate, cuja atividade terapêutica reduz em aproximadamente 30% a absorção da gordura dos alimentos ingeridos, irá potencializar a perda de peso.

Serviço

1ª Confraria de Endocrinologia da Germed Pharma

Data: 25/06/2016

Hora: 19h30

Local: Hotel Windsor – Avenida Lucio Costa 2360, Bairro Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ