ASSINE
search button

'WSJ': Regras europeias podem forçar Netflix a financiar filmes da região

Compartilhar

A edição desta quinta-feira (26) do jornal The Wall Street Journal traz uma matéria onde conta que o corpo executivo da União Europeia propôs nesta quarta-feira (25) mudanças jurídicas que podem forçar a Netflix Inc. e outras empresas fornecedoras de vídeos on-line a ajudar a financiar a produção de filmes na Europa, o primeiro passo para o bloco atualizar suas leis digitais para acompanhar o rápido crescimento das plataformas de internet.

Segundo a reportagem do Journal, em sua proposta para atualizar as leis de mídia audiovisual e televisão da região, a Comissão Europeia informou que os estados-membros podem exigir que serviços sob demanda estabelecidos em um país europeu diferente desembolsem recursos para financiar a produção de filmes e conteúdo de TV local. As contribuições seriam apenas baseadas na receita gerada no país autor das exigências, informou a UE.

O texto do jornal norte-americano fala que as mudanças propostas têm um impacto financeiro potencialmente significativo para empresas como a Netflix, cuja sede europeia é na Holanda, mas que pode agora ter que contribuir com o equivalente a entre 15% e 26% de sua receita na França para o sistema compulsório do governo francês usado para apoiar a produção de filmes e televisiva.

Outros países da UE, como Itália, Espanha e Bélgica, também possuem exigências de financiamento para transmissores e distribuidores, mas em nenhum país elas se equiparam às França, finaliza o WSJ.