ASSINE
search button

Incontinência urinária pode piorar no inverno

Compartilhar

O friozinho parece que chegou para ficar em algumas regiões do Brasil. Com a chegada das temperaturas mais baixas, algumas mudanças ocorrem em nosso organismo, sendo uma delas o aumento da frequência urinária. Para pessoas que sofrem de incontinência urinária, as épocas de frio podem gerar mais incômodo e constrangimento, já que a necessidade de urinar com mais frequência se torna algo natural.

A incontinência urinária afeta uma em cada três pessoas acima dos 60 anos e é conhecida mundialmente como "câncer social", por causar, na maioria dos casos, constrangimento e isolamento, podendo levar à depressão. No Brasil cerca de 10 milhões de pessoas apresentam algum tipo de incontinência e muitos não procuram ajuda médica por acreditarem que o problema é normal ou natural da idade ou por acreditarem que não há tratamentos efetivos.

De acordo com o Urologista do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, Cristiano Gomes, a incontinência urinária pode piorar no inverno pois, além do nosso corpo transpirar menos nesta época do ano, para compensar as baixas temperaturas, nosso metabolismo acelera o funcionamento dos rins que precisam eliminar mais água do corpo. Estudos em animais sugerem que o frio induz a bexiga a ter contrações mais frequentes, diminuindo sua capacidade.

Ainda de acordo com o especialista, outros fatores podem influenciar as idas constantes ao banheiro durante as épocas frias. "Outro hábito que pode aumentar a produção de urina e agravar os sintomas da incontinência no inverno está relacionado ao consumo de bebidas quentes e sopas, que têm grande quantidade de água". Para tentar amenizar o desconforto durante está época do ano, o especialista traz algumas dicas:

Evite bebidas quentes ou frias

De acordo com o Dr. Cristiano, não existem evidências de que as bebidas quentes sejam mais prejudiciais que as frias, porém uma boa dica é diminuir o consumo de líquidos antes de se deitar. Isso ajudará a reduzir a frequência urinária durante a noite. Se as idas excessivas ao banheiro durante o dia estão atrapalhando a sua rotina, diminua as bebidas durante suas atividades, como trabalho ou exercício físico.

Incontinência não é comum em nenhuma idade

A incontinência urinária não é uma consequência normal da idade, apesar do envelhecimento trazer alterações estruturais na bexiga e no trato urinário que podem favorecer o aparecimento da condição. O tipo mais comum é a Incontinência Urinária de Esforço (I.U.E.), caracterizada pela perda de urina ao rir, tossir ou em qualquer movimento ou esforço. Esse tipo de incontinência atinge exclusivamente mulheres e pode ocorrer por fraqueza do esfíncter e do assoalho pélvico, além de múltiplos partos ou queda do hormônio feminino após a menopausa. Já nos homens, a incontinência urinária está relacionada na maioria dos casos aos procedimentos cirúrgicos na próstata, que podem afetar o funcionamento do esfíncter

Procure uma solução definitiva

Engana-se quem acredita que a condição não tem cura. Nas mulheres, nos casos mais simples, é possível fazer fisioterapia ou usar eletroestimulação para ativar a musculatura, entre outros tratamentos. Nos casos moderados a graves, há um procedimento cirúrgico para colocação de slings, que são fitas finas feitas de malha sintética que sustentam a uretra. "Nos homens que perdem o funcionamento do esfíncter após cirurgia de câncer de próstata, é possível curar o problema, utilizando um esfíncter artificial ", explica o especialista.