ASSINE
search button

Bem-vindo à quarta Revolução Industrial

O impacto da tecnologia na economia e a nova era dos softwares

Compartilhar

Em 1998, a Kodak tinha 170.000 funcionários e era responsável pela venda de todo o papel fotográfico do mundo. Dentro de poucos anos, seu modelo de negócio desapareceu e eles foram à falência. 

O que aconteceu com a Kodak vai acontecer com um monte de indústrias nos próximos 10 anos, e a maioria das pessoas não consegue enxergar esse movimento. Você acha que em 1998, alguém imaginava que dentro de três anos nunca mais se compraria um filme para máquina de fotografar? Embora as câmeras digitais tenham sido inventadas em 1975, as primeiros só tinham 10.000 pixels. 

E assim aconteceu com todas as tecnologias exponenciais, foi uma grande decepção por um longo período, antes de se tornar muito superior e em alguns anos, algo indispensável. 

Agora este processo vai acontecer com a Inteligência Artificial, saúde, carros autônomos e elétricos, educação, impressão em 3D, agricultura e emprego. Bem-vindo à quarta Revolução Industrial. Bem-vindo à Idade exponencial. Software irão perturbar a maioria das indústrias tradicionais nos próximos 5 ou 10 anos.

No caso da empresa de táxis Uber, é apenas uma ferramenta de software, eles não possuem carros, e são agora a maior empresa de táxi do mundo. Airbnb é agora o maior grupo hoteleiro do mundo, embora não possua quaisquer propriedades.

Inteligência Artificial

Os computadores se tornam mais capazes de compreender o mundo. Este ano, um computador venceu o melhor jogador do mundo, e vale lembrar que aconteceu 10 anos mais cedo do que o esperado. Nos EUA, jovens advogados já não conseguem emprego. Por causa da IBM Watson, você consegue aconselhamento legal em poucos segundos, com uma precisão de 90% em comparação com uma precisão de 70%, quando fornecido por seres humanos. Então, se você estuda direito, pare imediatamente. Haverá 90% menos advogados no futuro. Somente especialistas permanecerão.

Watson já ajuda enfermeiras a diagnosticar o câncer, com 4 vezes mais precisão do que os enfermeiros humanos. O Facebook agora tem um software de reconhecimento de padrões que pode reconhecer rostos melhor do que seres humanos. Em 2030, os computadores se tornarão mais inteligentes do que os seres humanos.

Carros autônomos

Em 2018, os primeiros carros com auto-condução serão apresentados para seus consumidores finais. Por volta de 2020, a indústria começará a desacelerar. Você provavelmente não vai mais querer ser proprietário de um carro. Você vai chamar um carro com o seu telefone, ele vai aparecer no local informado e levá-lo ao seu destino. Você não vai precisar estacionar, você paga apenas pela distância percorrida e pode fazer outras coisas durante o percurso. Nossos filhos não precisarão ter carteira de motorista, muito menos ter um carro. 

Desta forma, podemos transformar antigos estacionamentos em parques. 1,2 milhões de pessoas morrem a cada ano em acidentes de carro em todo o mundo. Temos, agora, um acidente a cada 100.000 km. Com a condução autônoma vai cair para um acidente em 10 milhões de km. Isso quer dizer que um milhão de vidas serão salvas por ano. A maioria das companhias de carro devem falir. Algumas empresas tradicionais já estão investindo no processo de evolução, enquanto as empresas de tecnologia (Tesla, Apple, Google) vão revolucionar de vez e construir um computador sobre rodas. 

Carros elétricos

Estes irão se tornar os mais utilizados em 2020. As cidades serão menos barulhentas, porque todos os carros serão elétricos. A eletricidade vai se tornar incrivelmente barata e limpa com a produção Solar em evolução constante nos últimos 30 anos, embora só agora possa se avaliar o impacto. 

Moodies

Existe um app chamado "Moodies", que já pode dizer em que estado de espírito  você está. Até 2020, aplicativos poderão dizer através de suas expressões faciais se você está mentindo. Imagine esta tecnologia sendo utilizada em debates políticos.

Bitcoin 

Vai se firmar este ano e pode se tornar a moeda de reserva padrão no mundo.

Longevidade  

Agora, a média de vida aumenta 3 meses por ano. Há quatro anos, o tempo de vida costumava ser 79 anos, e agora é 80 anos. O aumento em si está aumentando, então calcula-se que em 2036, haverá mais de um ano de aumento por ano. 

Educação

Os smartphones mais baratos já custam cerca de US $ 10 na África e Ásia. Até 2020, 70% de todos os seres humanos possuirão um smartphone. Isso significa que, todo mundo terá o mesmo acesso à educação mundial. As criança de países do terceiro mundo poderão usar aplicativos para aprender tudo o que aprende na escola em países do Primeiro Mundo.