ASSINE
search button

Exposição do homem às altas temperaturas pode diminuir a fertilidade

Compartilhar

A infertilidade masculina é pouco comentada, mas existe uma tendência mundial de que ela crescerá consideravelmente. Muitos estudos foram feitos e dão sustentação ao fato de que os homens estão ficando inférteis.

Diversos são os fatores capazes de prejudicar e até interromper a fertilidade do homem. Uma pesquisa realizada em meados de 2015 pela Universidade de Pádua, na Itália, apontou que, no caso das mulheres, além de ser o principal causador do câncer de colo do útero, o HPV também exerce forte influência para a infertilidade masculina. Segundo os pesquisadores, isso acontece porque a presença do vírus no sêmen dificulta sua chegada até o óvulo e consequentemente, impede a fecundação.

Em estudo recente, destacou-se os perigos da exposição masculina às altas temperaturas, que podem comprometer significativamente sua fertilidade, relacionando a condição estéril dos homens ao aquecimento global gradativo da Terra. Considerando que os testículos, onde está armazenado o sêmen, estão fora do corpo, para que se mantenham a uma temperatura mais baixa.

"A infertilidade do homem é um problema real que deve receber a atenção de autoridades públicas e da população, fundamentalmente masculina, para que invistam em uma mudança de comportamento e passem a dar mais atenção à questão", reforça Vera Beatriz Fehér Brand, diretora do Pro-Seed - Banco de Sêmen.

Para tratar o assunto de maneira mais aberta e chamar a atenção dos homens brasileiros sobre a importância de acompanhar sua saúde reprodutiva, o Pro-Seed - Banco de Sêmen trouxe para o Brasil o livro, "Don't Cook Your Balls", em tradução livre para o português, "Não Cozinhe suas Bolas", criado pelo Sandistone Diagnostic e distribuído pela Trak Fertility, um portal criado para auxiliar homens no monitoramento de sua fertilidade.

"Este material é uma espécie de guia completo da fertilidade masculina. Nele estão listados os alimentos saudáveis que ajudam na produção de testosterona, além de também indicar aqueles que prejudicam a fertilidade. Além disso, ele aponta as situações em que a produção de esperma diminui e o que fazer para preservar a fertilidade durante tratamentos quimioterápicos do câncer e radioterapia."