ASSINE
search button

Programa de valorização da vida previne uso de drogas entre militares

Diagnosticar o perigo evitando futuros casos é a principal razão deste encontro

Compartilhar

Prevenindo suicídios dentro das Forças Armadas, o psiquiatra Jorge Jaber, especialista em transtornos no uso de drogas, participa de evento do Ministério da Defesa e da CNBB, em Indaiatuba, nesta terça. 

"Em média, 15 militares se matam por ano, a maioria com armas de fogo, mas desde que começou o Programa de Valorização da Vida na instituição, ano passado, o número já caiu pela metade. Vamos falar sobre a ligação entre suicídio e uso de drogas para os capelães de todo o Brasil, que escutam os problemas e podem perceber quando o perigo se aproxima, encaminhando para tratamento".

O psiquiatra Jorge Jaber, assessor da presidência da Associação Brasileira de Psiquiatria e especializado em dependência química em Harvard, vai falar sobre a relação entre os suicídios e o problema com drogas, no Retiro Espiritual dos Capelães Militares, no próximo dia 3 de maio, terça-feira. Promovido pelo Ministério da Defesa e pela Arquidiocese Militar do Brasil/CNBB, o evento será realizado em Indaiatuba/SP, entre 2 e 6 de maio, e contará com a presença do Ministro da Defesa, Aldo Rebelo. 

Desde 2015, quando o Programa de Valorização da Vida das Forças Armadas foi criado, diminuiu em 50% o número de suicídios entre militares. A relação entre os suicídios e a questão da dependência química tomará o turno da manhã do dia 3. À tarde, haverá um workshop sobre o Perfil Psicológico do Militar Brasileiro. Entre os problemas comuns em militares, como depressão, ansiedade, jogo e compras compulsivos dependência química e suicídio. 

Como 17% dos brasileiros já pensaram em se matar em algum momento, a ideia é traçar estratégias de prevenção e valorização da vida através de 'quem escuta' os militares, os capelães. O Brasil é o 8o país do mundo em suicídios, com 32 suicídios por dia e a maior taxa é em São Paulo. A arma de fogo é usada em 43,8% dos casos (Dados Min Saúde-2012). No Exército Brasileiro, registrou-se uma média de 15 suicídios por ano desde 2010. Entre as principais situações motivadoras do suicídio, está o abuso de álcool e drogas. 

Diagnosticar o perigo evitando futuros casos é a principal razão deste encontro.Vão participar da conferência e do workshop, com o médico Jorge Jaber, o General de Brigada Carlos Alberto Maciel Teixeira,  Diretor de Civis, Inativos, Pensionistas e Assistência Social do Min. da Defesa, e a 2a Tenente Patricia Maretti, auxiliar do Programa Prevenção à Vida. No fim do dia, o Arcebispo Militar Dom Fernando José Monteiro Guimarães vai receber o Ministro Aldo Rebelo para um  jantar de confraternização. 

Local - Vila Kostka - Rod José Boldrin, 170 - Itaici - Indaiatuba - 19-21078500