ASSINE
search button

Observatório da UnB registra tremor de terra na região metropolitana de BH

Compartilhar

Um tremor de terra foi registrado hoje (2), às 6h21, próximo à cidade da Esmeraldas (MG), região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o abalo, de 4.2 de magnitude na Escala Richter, pôde ser sentido pelas pessoas no local.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, até as 8h, não houve nenhum chamado referente ao tremor, que teve como epicentro o próprio município de Esmeralda.

Só em 2016, 122 tremores de terra foram registrados no Brasil pelo departamento da UnB. Este ocorrido hoje em Minas Gerais foi o de maior magnitude este ano, à frente do registrado em 3 de março, em São Sebastião do Uatumã (AM), de 4.1 na Escala Richter.

Segundo o Observatório, Minas Gerais é o estado com mais ocorrência de eventos sismológicos. Entretanto, nos últimos 12 meses, os maiores tremores foram registrados no Acre, em Feijó, com epicentro no distrito de Iberia, no Peru, de 7.4 de magnitude, e em Brasileia, de 7.1 de magnitude na Escala Richter, ambos em 24 de novembro de 2015. Dois dias depois, Feijó registrou outro evento sismológico, de 6.4 de magnitude.